A cozinheira

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Berinjelas Recheadas

Oi, em primeiro lugar quero agradecer a todos que tem passado por aqui e deixado recadinhos que me fazem muito feliz! Me desculpem por não ter dado atenção suficiente ultimamente, é que tô meio atolada de coisas… sinto falta de visitar vocês. Passei aqui rapidinho, para não deixar o blog sem coisas novas… mas em breve eu volto com tudo! beijos a todas e todos!!!

BERINJELA RECHEADA COM PRESUNTOberinjelas-recheadas-com-presunto
Ingredientes:
- 2 berinjelas grandes
- suco de 1 limão
- 6 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho em lâminas
- 2 tomates bem maduros picados
- 250gr de presunto picadinho em cubinhos
- azeitonas pretas
- cheiro verde a gosto
- 3 colheres (sopa) de farinha de rosca
- 1 xícara (chá) de queijo ralado
- sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:
       Lave as berinjelas, seque-as com papel toalha, retire as pontas e corte ao meio no sentido do comprimento. Coloque-as numa peneira ou escorredor, regue-as com o suco de limão e polvilhe com sal. Encaixe a peneira ou o escorredor em uma panela e pressione as berinjelas com um prato raso. Deixe descansando por 15 minutos. Em seguida, lave as berinjelas e retire a polpa com uma colher. Pique a polpa e reserve.
    Numa panela, aqueça o azeite, doure a cebola e o alho, junte o presunto, refogue. Junte o tomate e o cheiro verde, as azeitonas tempere com sal e pimenta, e deixe até formar um molhinho, se precisar, pode colocar um pouquinho de água. Deixe apurar bem. Coloque a farinha de rosca, misture bem.
    Coloque as berinjelas num refratário, recheie com o refogado de presunto, polvilhe queijo ralado. Leve ao forno para gratinar.
Obs.: eu costumo colocar 1/2 dedo de água salgada na assadeira, para a berinjela cozinhar mais rápido.

BERINJELA RECHEADA COM SARDINHAberinjelas-recheadas-com-sardinha-02  Receita aqui.

9 comentários:

welze disse...

qualquer que seja o recheio, essas beringelas estão demais de apetitosas.

Anônimo disse...

Muito me interessou a beringela com sardinhas! ;-)

Lourdes Sabioni disse...

As berinjelas são ótimas!!! Mas e você, não vai participar do sorteio no meu blog??? Estou esperando! Bjs

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Adoro estas berinjelas... o dourado do gratinado ta um espetaculo... e além de tudo é bem saudavel dando chance de abusar um pouquinho no queijo que eu adoro!

bjssssssssssssss

"Manjares da Manu" disse...

Hummm,esta berinjela,está muito apetitosa!!!

bjs...

Silvia Arruda disse...

Eu adoro berinjela e fico com a opção do recheio de berinjela ;)

Nane Cabral disse...

Carina, que beringela maravilhosa hein?! parabéns!! essa semana tb fiz beringela e postei lá no blog. Bjocas, Nane vovoqueensinou.blogspot.com

Vicentina disse...

Olá Carina
Adoro presunto e sardinha
Qualquer dia vou fazer, gosto demais de berinjela
Bjs

Fla disse...

Hum... parece delicioso.