A cozinheira

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Ervinhas mágicas, para deixar as receitas mais gostosas!

Como todo mundo sabe, eu sou apaixonada por ervinhas aromáticas. Utilizo em todos os pratos que preparo, é muito bom dar um toque especial com ela. Mas o gostoso mesmo, é saber onde usar cada uma… Aqui estão algumas das mais utilizadas no dia-a-dia:

- Manjericão manjericao
Erva fina de odor marcante, o manjericão combina muito bem com tomate, berinjela, abobrinha, frango e vitela.
Como o calor diminui seu aroma, fica melhor se adicionado no final da receita.

- Lourolouro
A folha de Louro é um dos componentes do Bouquet Garni. O Louro combina com sopas, peixe em geral, carnes, frango e terrines.
Geralmente uma folha basta para aromatizar o prato.

- Cebolinhacebolinha 
Cortada em pequenas rodelas a cebolinha realça as saladas, os ovos e as omeletes, o queijo branco e os molhos. A cebolinha ajuda também na decoração de pratos.
A cebolinha faz parte das ervas finas junto com salsa e estragão.

- Coentrocoentro 
O coentro é uma das ervas mais usadas no nordeste brasileiro. Possui um perfume incomparável, refrescante e de sabor marcante. Combina muito bem com o peixe, frutos do mar, frango e legumes. Suas sementes são usadas para temperar marinadas.

- Tomilhotomilho  
Muito apreciado nas cozinhas européias, o tomilho é um elemento importante do Bouquet Garni. Seu perfume lembra a Provence, região da França onde é muito encontrado. Combina muito bem com sopas, molhos de tomate, legumes em geral, carnes vermelhas e terrine.

- Dilldill 
Com o sabor voltado para o anis, ele combina muito bem com peixes em geral, omeletes, batatas, saladas verdes e creme de leite fresco. Suas sementes são usadas para temperar vinagres, marinadas e pepinos em conserva.

- Erva Doce erva doce
As folhas da Erva Doce combinam muito bem com peixes grelhados ou cozidos em papelote. Este tempero fica delicioso servido com grande variedade de carnes como frango, vitela e outras. O seu aroma doce, como o anis, tempera muito bem saladas, molhos e o creme fresco.

- Alhoalho 
O alho é utilizado em todo o mundo. Seu sabor combina muito com carne, peixes e legumes. O alho tem uma utilização muito ampla na culinária nacional.

- Azedinhaazedinha 
Um tempero muito usado na Europa durante a primavera, pode ser consumida cozida ou crua. Seu sabor ácido da um toque todo especial nas saladas.

- Raiz-Forteraiz-forte
A raiz-forte é sem dúvida uma erva picante, seu nome já o diz. Utilizada principalmente para realçar maioneses e molhos que acompanham carnes frias. Também é muito usada na culinária japonesa.

- Manjerona majerona
Considerada indispensável na cozinha mediterrânea, a manjerona combina com carnes, tomates, batata e arroz. Muito parecida com o orégano, a manjerona tem um aroma mais fino do que o seu concorrente, associando-se mais facilmente a outras ervas.

- Mentamenta 
A menta é muito usada na Europa para temperar o cordeiro, ervilha e batatas. Em outras regiões ela é usada em saladas, em sorbet, em chás ou simplesmente misturado com queijo de cabra e pepino, como fazem na Grécia.

- Oréganoorégano
Indispensável no preparo de pizzas, o orégano é o companheiro perfeito do tomate, do pimentão, da berinjela, da abobrinha e das massas. Também combina muito bem com carnes brancas, como a vitela e o peito de frango.

- Salsasalsinha
Conhecida como salsinha, a salsa além de ser decorativa acrescenta cor e sabor aos omeletes, saladas, molhos, purês de batatas, patês e sopas. São encontradas duas variedades da salsa. A salsa crespa, mais decorativa e em forma de buque, e, a mais comum, a lisa, que é mais aromática e suporta melhor o cozimento.

- Alecrimalecrim É certamente uma das ervas mais perfumadas, seu aroma se associa muito bem com o cordeiro, o porco, o frango, a vitela e o fígado. Quando usado fresco, pode servir de decoração.

- Sálviasalvia
A Sálvia serve para perfumar as carnes, principalmente a carne de porco, o coelho e a vitela. Seu sabor, ligeiramente amargo, combina com legumes secos, queijos e lingüiças. Vai muito bem com carnes grelhadas e com molhos.

- Estragonestragon
Usado no preparo de molhos, pratos com ovos, frango, saladas e sopas. O estragon tem um gosto picante que ajuda a realçar alimentos sem sabor. Muito usado no preparo de vinagres de vinhos brancos.

6 comentários:

RATOLINHA disse...

Obrigada por partilhares o conhecimento.
Bjs

Fla disse...

Todas são deliciosas e fazem uma bruta diferença na cozinha né?!
Beijos, muito 10 seu post.
Fla

amobrincar disse...

é sempre bom saber...
obrigada...

Nane Cabral disse...

Olá Carina, amo ervas, acho que a comida sem elas fica super sem graça. Estou sentindo sua falta amiga no meu blog. Bjinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

Lourdes Sabioni disse...

Eu tasmbém adoro as ervas e condimentos! Tenho uma mini horta em casa com todas as que mais gosto.Bjs

Emanuel disse...

É prazeroso ler um texto que claramente mostra que a autora se diverte com o que faz. E o que é melhor: sabe o que diz. Parabéns.