A cozinheira

domingo, 18 de outubro de 2009

Pitangas!!!

pitangas-02
AAAAAaaaaaaaaaaaaaaaaa como eu corri atrás de pitangas!!! Aqui em Piracicaba tem pitangueiras espalhadas por várias ruas, só perto da casa da minha mãe deve ter umas seis, mas nunca consigo comer uma frutinha se quer. Sempre chego atrasada, a árvore já foi assaltada por outras pessoas. Mas hoje, consegui! Apanhei um punhado de pitangas, vermelhinhas, enchi meu bolso!
Nossa, a última vez que tinha comido pitangas eu devia ter uns 9 anos! Como essas frutinhas me lembram da infância, quando eu brincava na rua, rs.
Como elas são lindas não???
Agora vou guardar as sementes e plantar, quero ter minha própria fabriquinha de pitangas, rs.
pitangas-01
Aproveitei, e encontrei esse artigo sobre as pitangas:

Pitanga: uma fruta especial

    A pitanga, fruto da pitangueira (Eugenia uniflora L.), pertence à família botânica das Myrtaceae. É uma planta frutífera nativa do Brasil, da Argentina e do Uruguai. O seu nome vem da palavra tupi "pyrang", que significa "vermelha". Já era apreciada pelos colonizadores que a cultivavam em suas residências, e de seus frutos que produziam doces e sucos, além de utilizarem suas folhas na medicina popular. Apesar de sua origem tropical, seu cultivo já se encontra difundido por diversos países, podendo ser encontrada no sul dos Estados Unidos, nas ilhas do Caribe e em alguns países asiáticos. No Brasil, a região nordeste é a única a explorar comercialmente esta fruta de alto potencial econômico. A pitangueira frutifica de outubro a janeiro, e existe uma grande variação na coloração da fruta, indo do laranja, passando pelo vermelho, e chegando ao roxo, ou quase preto.
    As folhas da pitangueira têm conhecidas atividades terapêuticas, tendo sido usadas no tratamento de diversas enfermidades, como febre, doenças estomacais, hipertensão, obesidade, reumatismo, bronquite e doenças cardiovasculares. Tem ação calmante, antiinflamatória, diurética, combate a obesidade e também possui atividade antioxidante. Os extratos da folha da pitangueira, assim como de outras espécies nativas, também apresentam atividade contra Trypanosoma congolense (doença do sono), e moderada atividade bactericida, sobre Staphylococcus aureous e Escherichia coli.
    Há uma variedade de compostos secundários, ou fitoquímicos, já identificados nas folhas da pitangueira, como flavonóides, terpenos, taninos, antraquinonas e óleos essenciais. No entanto, sobre a fruta da pitangueira existem  poucos estudos, identificando somente algumas antocianinas e carotenóides. Pesquisas mostram que o conteúdo de fitoquímicos é maior em pitangas maduras do que semi-maduras e estes compostos de uma maneira geral estão concentrados na película da fruta, ou seja, na casca, sendo encontrados em menores concentrações na polpa. Para a pitanga, isto não chega a ser um problema já que, geralmente, é consumida sem a retirada da fina casca que protege a polpa.
    Muitos estudos demonstram que o consumo de frutas e hortaliças, principalmente as coloridas, trazem benefícios à saúde. No entanto, nenhum mostra a relação do consumo de pitangas e prevenção ou combate de doenças. Neste sentido, a Embrapa Clima Temperado está iniciando um projeto em que a pitanga será estudada quanto ao seu potencial na prevenção de câncer, uma doença crônica não-transmissível. Em trabalhos preliminares, extratos de pitanga de coloração alaranjada foram testados em algumas linhagens de células cancerígenas (câncer cólon-retal, câncer de pulmão, câncer renal, câncer de mama, câncer de ovário), demonstrando redução na proliferação e viabilidade celular. Neste projeto será focado o câncer de cólon e serão feitos estudos desde a obtenção e estabilização do extrato, até a identificação dos compostos fitoquímicos e estudos em células cancerígenas de cólon e em animais modificados geneticamente para desenvolver o câncer de cólon. Este projeto conta ainda com a parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos.
Márcia Vizzottto

2 comentários:

Emanuel disse...

Hmmmm. Pitanga. Bom demais! =)

Fla disse...

Tô aguada de vontade de comer pitanga.
Aqui não se acha.
Tinha uma na frente do prédio que morei aí em Pira!
=)
Aliás qualquer dia eu vou aí para tomar sorvete de nozes da sorveteria que tinha perto de casa. Eu morava perto da fábrica da Nabisco...ai q delícia.