A cozinheira

domingo, 27 de novembro de 2011

Alcachofras com Molho Vinagrete

Olá pessoal, primeiramente peço desculpas por ter sumido esta semana, mas foi muito corrido e cansativo!! As panelas andam em ritmo lento por aqui, mas nunca param!! rs
Essas alcachofras foram feitas meio que “sem querer, querendo”. Estava eu e o Namorido passeando pelo supermercado quando uma linda promoção anunciava: alcachofras por 1.99 cada… aaaa tive que comprar né!! Como eu queria uma receita bem leve, nada melhor que a receita mais clássica de alcachofra que eu conheço… e agora compartilho com vocês.
alcachofras01
Alcachofras:
Ingredientes:- 4 alcachofras
- 3 litros de água
- 1 sazón de legumes
- sal a gosto
- um fio de azeite
Modo de Preparo:Lave muito bem as alcachofras, corte um pouco das pontinhas e arrume-as numa panela grande (onde caibam as quatro em pé), coloque a água (não precisa cobrir a alcachofra), o sazón, o sal e o azeite e deixe cozinhar por cerca de 40 minutos. Retire e escorra bem. Arrume em uma travessa. Sirva acompanhada de um molhinho vinagrete de sua preferência.
alcachofras03
O Molho Vinagrete que eu fiz foi esse:
Ingredientes:- 1 cebola picadinha
- 2 tomates picados
- 1 pimenta verde picada
- salsinha e cebolinha picadinhas a gosto
- sal e pimenta-do-reino
- orégano a gosto
- suco de um limão
- azeite a gosto
Modo de Preparo:Misture tudo muito bem num bowl e sirva!
vinagrete
Espero que gostem desta sugestão, e não deixem de ficar de olho porque vem muitos concursos novos aqui no blog… novas parcerias rolando, já já eu conto as novidades!

3 comentários:

Entre tachos e a bimby disse...

Ola Carina... ha muito tempo que eu ando para provar alcachofras, mas ainda nao calhou, agora ao ver a tua receita, fiquei mesmo com vontade!!!!

Beijocas

Marcelo disse...

hummm, alcachofra...
e que estranha (será tão estranha assim?) coincidência. Na minha família, os dois lados tinham lá seu jeito próprio de comer alcachofra. Do lado do meu pai, mais por influência da familia da mãe dele, que era justamente de Piracicaba, comiam alcachofra apenas cozida, mergulhando as pétalas em um molhinho de salada, basicamente um tiquinho de alho amassado, azeite em profusão, sal, pimenta do reino moída e vinagre de vinho, enquanto o lado da minha mãe, e novamente por influência do lado da mãe dela, comiam a alcachofra de uma maneira mais apurada, recheada com uma mistura do talo descascado, cozido e picado, um pouco de bacon frito, pão amanhecido e umedecido, uma correção de sal, ovo pra dar liga, queijo parmesão... uma espécie de massa de porpeta, mas sem a carne moída, só o pouco de bacon. A alcachofra é feita abrindo-se as pétalas um pouco com as mãos para caber o recheio, no qual é espetado um dente(ão) de alho em cada alcachofra e coberto com uma calota de tomate (meio tomate cortado) com pele e posto para cozinhar na panela de pressão com pouca água, lentamente, até que a alcachofra fique com a polpa macia. Essa receita é chamada de "Alcachora al Diavolo", apesar da minha cópia da mesma não falar em pimenta...
Fiquei curiosíssimo de saber como seria essa sua receita "mais tradicional" que vc citou no post.
Abraços.

Giulia disse...

Euu tava ai quando vc fez isso *-* :P