quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Mini Abóboras Recheadas com Carne Seca e Catupiry

Oiiiiiiiiiiii
Hoje no almoço eu usei a minha carne seca Paineira que ganhei no Encontro Gourmet. Resolvi fazer a tradicional carne seca com abóbora de maneira diferente. Fui ao supermercado e procurei por mini morangas, mas não encontrei (poxa!), então usei essas que são pequenas, tipo abóbora paulista. Meus queridos, modéstia a parte, ficou muito bom!!! Anotem a receitinha:
mini-abóbora-com-carne-seca-e-catupiry-04
Ingredientes:
- 4 mini abóboras
- sal e pimenta do reino
- manteiga
- cerca de 150g de catupiry
- 600g de carne seca
- azeite
- 1 cebola picadinha
- 1 dente de alho amassado
- salsinha e cebolinha picadinhas a gosto
- 50g de queijo tipo meia cura ralado
mini-abóbora-com-carne-seca-e-catupiry-03
Modo de Preparo:
No dia anterior coloque a carne seca de molho na água e troque uma ou duas vezes.
No dia, escorra essa água, leve a carne na panela de pressão com água limpa e cozinhe por cerca de 30 minutos. Ela estará desmanchando, bem macia. Desfie bem e retire o excesso de gordura. Reserve.
Numa panela, coloque uma colher de manteiga com um fio de azeite, refogue a cebola e o alho, junte a carne seca desfiada, acerte o sal, coloque a pimenta do reino, a salsinha e a cebolinha, deixe refogar por cerca de 5 minutos, reserve.
Lave bem as mini abóboras, corte as pontinhas e corte-as ao meio, formando canoas. Retire as sementes. Polvilhe um pouco de sal arrume num refratário e leve ao micro-ondas por cerca de 5 minutos. Após esse tempo você fura as abóboras com o garfo e se for necessário coloque mais tempo, até que fiquem macias.
Com elas ainda quente (use um pano para ajudar a segurar), raspe a polpa, acrescente uma pontinha de faca de manteiga, sal e pimenta a gosto e faça um “purezinho” dentro da própria “conoinha”, espalhe o purê e arrume num refratário. Faça isso com todas as barcas.
Coloque catupiry dentro das barcas (cerca de uma colher de sopa) e por cima coloque a carne seca refogada (coloque bastante). Cubra com o queijo meia cura ralado e leve ao forno para gratinar.
Sirva com salada e um arroz branquinho!

2 comentários:

Ricardo Tiago disse...

nunca experimentei. Belo aspeto.
Beijinhos

christina fatima disse...

Boa noite tudo bem passei por aqui, para conheçer o seu cantinho e nossa fiquei encantada com todas as ideias e coisas maravilhosas que tem por aqui,e resolvi ficar por aqui, para não não perder nada, e gostaria que vc tambem me fizesse uma visita no meu cantinho tambem..ficarei feliz se vc tiver um tempo vai ser legal
Final de semana abençoado para vc...
http://culinariachrisgipebube.blogspot.com.br/
http://ministerioinfantilchrisgipebube.blogspot.com.br/
bjos da christina