quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Risoto Clássico

risoto-clássico
Ingredientes:
•    1 pacotinho de arroz abóreo (umas 3 xícaras)
•    1 cebola picada
•    5 colheres (sopa) de manteiga
•    200ml de vinho branco seco
•    2 litros de caldo de carne Usei 7 cubos de caldo de carne diluídos em água)
•    2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
Modo de Preparo:      Em uma panela, de preferência de fundo largo, refogue a cebola em 2 colheres (sopa) de manteiga. Junte o arroz, mexa bem. Junte 3 conchas pequenas de caldo de carne e deixe no fogo baixo por 5 minutos.
     Aumente o fogo e deixe tostar por 1 minuto, mexendo sempre com uma colher para não grudar no fundo da panela. Regue com o vinho e deixe evaporar completamente. Junte 2 conchas de caldo de carne e mexa, deixe cozinhar por uns 20 minutos, adicionando o caldo à medida que o líquido de cozimento for secando.
Mexa sempre o risoto, mantenha o fogo alto e coloque caldo sempre que precisar. Desligue o fogo, acrescente o queijo parmesão e a manteiga restante picada em pedaços pequenos. Misture levemente.
     Tampe a panela e deixe o risoto descansar por 1 minuto antes de servir.
medalhão-de-mignon-e-risoto-clássico
DICA: se quiser, pode deixar o risoto pronto um tempo antes sem finalizar. Pare na parte em que “desliga-se o fogo”. Na hora de servir, ligue o fogo novamente, junte umas 3 conchas de caldo fervente, mexa e finalize com a manteiga e parmesão.

3 comentários:

Paula Pacheco disse...

Hummm aspecto delicioso preciso experimentar um dia, este arroz arboreo, uso o normal ou parboilizado, mas não fica igual...com o arboreo parece que fica macio e ao mesmo tempo textura bem firme.Dilicia sua receita,
bjs
Paula

Nane Cabral disse...

Amo risoto! bjos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

"Manjares da Manu" disse...

Hummm,divino!!!

Bjs...E um ótimo fim de semana!!!