A cozinheira

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Panetone Fácil

mini-panetone-01
Essa receita eu peguei no blog Panelaterapia da querida Tati, que sempre traz receitas gostosas e bonitas de se ver.
Fazia tempo que eu procurava uma receita simples de panetone, e nunca encontrei, até que em um belo dia, vagando pelo mundo dos blogs de culinária que visito, me deparei com os mini panetones que a Tati fez, lindos e apetitosos e a melhor parte: receita fácil! Anotei na mesma hora e bora comprar ingredientes e ir pra cozinha!!! (Fiz igualzinho a receita que copie)
mini-panetone-02
Faça uma “esponja” com:
- 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo;
- 1 colher (sopa) de açúcar;
- 1 envelope de fermento biológico seco (tipo fermix);
- 1/2 xícara (chá) de água morna.
Misture tudo e deixe descansar por 20 minutos. De preferência em local abafado.
Em outro recipiente misture: - 250ml de leite frio;
- 1 e 1/2 colheres (sopa) de manteiga sem sal amolecida (não é líquida, é em ponto de pomada);
- 2 ovos levemente batidos;
- 2 colheres (sopa) de essência de panetone;
- A "esponja" que ficou descansando.
Junte aos líquidos acima:
- 1/2 kg de farinha de trigo;
- 10 colheres (sopa) de açúcar;
- 1 pitada de sal.
Misture com uma colher grande. Quando todos os ingredientes estiverem bem incorporados e formar uma massa pegajosa acrescente:
- 200g de frutas cristalizadas
- 100g de uvas passas
Preencha as forminhas um pouco mais que a metade e mantenha em local abafado por 40 minutos. Leve ao forno em 200º até dourar a superfície.
Para a cobertura pegue 1 xícara de açúcar de confeiteiro e coloque água fervente bem aos poucos até virar um creme grossinho. Espalhe por cima e "cole" as frutinhas (eu esqueci de colar as frutinhas, rs).
mini-panetone-03
A receita da Tati você vê aqui: http://www.panelaterapia.com/2010/11/receita-de-panetone-facil.html

16 comentários:

Dani Hoffmam disse...

Olá Carina!
É a primeira vez que visito essa cozinha!
adorei seu blog e já estou te seguindo.

Estou doida para testar essa receita de panetone, também vi no blog da Tati mas ainda não fiz... os seus ficaram com um aspecto ótimo.

Bjos
Dani
http://kitutando.blogspot.com/

Trainee de Cozinheira disse...

Que beleza Carina achei legal prá presentear!!! bjs
Maura

Cris disse...

Carina ficou igualzinhooo..huummm
Eu também estou com tudo pronto para fazer e testar..parece delicioso!!

Que joia!

bjss e sucesso pra ti!

Cris - kitutisdacris

Bolo disse...

Carina,
tu sabe menina que eu não como panetone sou chatinha com as frutinhas mas este teu ficou com uma cara deliciosa!!
quem sabe eu faço com as gotinhas de chocolate!!
beijokas
ótima semana

Jotta e Rosley disse...

E eu procurando uma receita fácil de panetone! Achei! Obrigado Carina! Abraços!

sadhia disse...

eu flor eu também adorei a receita da tati ..uma delicia né
o seus ficram lindos e com certeza deliciosos
bjus

Nil disse...

Hum, parece delicioso! E ficarm lindos.

Graciela disse...

Adorei esses panetones, ficaram muito fofos e parecem macios!

Unknown disse...

Guriaaaaaaaaaaaa..tu me salvou...vou fazer esses mini panetones para dar de lembrancinha de final de ano para meus alunos!!!!!! Super original!!!!Maravilha!
Gisele

Adriana disse...

Fiz hoje esta receita, com frutas e com gotas de chocolate , ficou uma delícia! Obrigado pela dica. bjs e Boas Festas!!!!

Anônimo disse...

Mas ela colocou meio envelope de fermento. Um envelope inteiro funciona tb?

Anônimo disse...

oi queria saber quantos redem essan receita

Viviane Araujo Alves disse...

Bom dia Carina!!!
Eu fiz para dar de lembrancinhas para meus alunos, eu adorei.. Obrigada.

Unknown disse...

Olá

rende uns 15 mini panetones!

Patricia Bandeira disse...

Mas esses mini são para fôrmas de Que tamanho? Vi aqui 100gr e 250gr. Fiquei na dúvida agora. Obrigada.

Unknown disse...

OI Patrícia
essas forminhas são de panetones de 100g