domingo, 7 de fevereiro de 2010

Espaguete com Ragu Preguiçoso

espaguete-com-ragu-preguiçosoQueria fazer a receita de Ragu Spezzatto com massa caseira do Chef Paulo Pecora, mas não tinha tudo em casa, já estava tarde, muito calor para ficar horas no fogão e uma preguicinha básica. então, simplifiquei a receita, usando espaguete integral no lugar da massa caseira, e molho pronto de sachê, no lugar do molho de tomates caseiro tradicional. Fiz uma quantidade menor, mesmo assim ficou mais de 1h e 30 min. no fogo, o resultado foi ótimo! Nesta foto aqui debaixo, tem até fumacinha saindo ainda!!

espaguete-com-ragu-preguiçoso-02

Ingredientes:
- 300g de espaguete cozido al dente
- 700g de músculo bovino em cubos temperado levemente
- 6 dentes de alho amassados
- 1 cebola picadinha
- 1 cenoura picadinha
- 1 xícara (chá) de alho poro
- azeite
- pimenta-do-reino branca a gosto
- 3 cubos de caldo de carne diluídos em 500ml de água fervente
- 2 sachês de molho pronto
- 3 tomates picados em cubos grandes
- 1 xícara (chá) de salsinha, cebolinha e orégano
- 20 folhinhas de manjericão rasgadas
- 1 colher (sobremesa) de açúcar
- sal a gosto

Modo de preparo:
    Numa panela de pressão aqueça o azeite e doure o alho e a cebola. Junte a carne e deixe fritar até começar a fazer crosta na panela. Junte a cenoura e o alho poro, refogue bem. Tempere com pimenta-do-reino e coloque o caldo de carne diluído na água. Misture tudo muito bem. Feche a panela e deixe na pressão por 40 minutos.
    Desligue o fogo, resfrie a panela, retire a carne de dentro com uma escumadeira. Volte a panela para o fogo baixo e junte os tomates picados e o molho pronto. Enquanto isso, desfie a carne e volte para a panela. Misture essa carne desfiada com o molho, junte a salsinha, cebolinha, orégano, e o manjericão, coloque o açúcar, acerte o sal e deixe apurar por uns 20 minutos. Mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela.
    Num refratário, coloque o espaguete cozido e espalhe o ragu por cima.
    Sirva com parmesão ralado e vinho!

Blog do Chef Paulinho Pecora – O Mago das Panelas (é uma escola de gastronomia, principalmente cozinha italiana), não deixem de conhecer!

2 comentários:

Pratos da Bela disse...

Hummmmmmm
deve ser maravilhoso...
Jinhos fofos

Figos & Funghis disse...

Ficou muito bonito o seu ragú. Meu noivo ama ragú e sempre dou uma variada em casa, mas há dias em que tudo o que queremos é um simples Spaghetti né não?
Bjinhos