A cozinheira

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O Segredo do Meu Feijão

cul.brasil - arroz_feijão
Cozinheiro que se pre ze tem que saber preparar um belo arroz com feijão! De que adianta saber preparar pratos elaborados, sofisticados e não agradar no dia-a-dia? Na minha opinião, a cozinha básica brasileira é o grande desafio e um ótimo meio de avaliar se alguém cozinha bem ou não, se a pessoa sabe usar os sabores, os temperos e principalmente o sal. Nada mais difícil que aprender a salgar a comida, a deixá-la saborosa, sem exagerar no sal.
Existe coisa mais gostosa de sentir aquele cheiro de temperos fritando para o preparo do arroz com feijão na hora do almoço?? Eu acho que não!
Acho que todo mundo deve ser sua receitinha, como deixar o feijão gostoso, do jeito que o marido gosta, ou filho ou até mesmo do jeito que você gosta. Todos tem um toque especial, um segredo, que faz do feijão deixar de ser básico e tornar-se totalmente personalizado!
Segue a minha receitinha de feijão, que faz sucesso por aqui:
feijão
FEIJÃO
Ingredientes:
  • 250g de feijão carioquinha lavado e deixado de molho por 12 horas
  • água suficiente
  • 2 colheres (sopa) de óleo de canola
  • 1 colher (sopa) de cebola picada
  • 6 dentes de alho amassados
  • 1 caldo de costela
  • 3 colheres (sopa) de salsinha picadinha
  • 10 folhinhas de manjericão rasgadinhas
  • 1 colher (café) de orégano
  • 2 folhas de louro
  • sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 colher (sopa) de farinha de linhaça
Modo de Preparo:
Cozinhe o feijão que ficou de molho em água (um dedo acima do feijão da panela) na panela de pressão, por 10 minutos após pegar pressão. Deixe soltar a pressão.
Numa panela, aqueça o óleo, e doure o alho e a cebola, junte as folhinhas de manjericão para liberar aroma. Junte o feijão cozido com o caldo, se for preciso junte mais água. Adicione o caldo de costela, o louro, a salsinha, o orégano, o louro*, a pimenta-do-reino e acerte o sal, misture bem. Deixe ferver por uns 10 minutos com panela semi-tampada. Quando estiver reduzido o caldo, acrescente a linhaça (ela engrossa o caldo e deixa o feijão mais nutritivo), mexa bem e desligue o fogo.
* nem preciso falar que é o louro que dá todo o toque especial no meu feijão né, rs?
DICA: você pode trocar o óleo por 1 colher (sopa) de gordura de porco;
DICA2: você pode colocar uma linguiça calabresa junto na panela de pressão, e quando for temperar, corte-a em rodelinhas e junte ao feijão.
DICA3: você pode incrementar com tomate e pimentão, fica ótimo para variar um pouquinho.

Obs. da Carina: agradeço imensamente a todos que tem lembrado do meu querido blog, que tem feito minha receitas, fico muito feliz quando entro em outros blogs para ver como ficou a receitinha feita por vocês! Agradeço às homenagens, as palavras de carinho, aos prêmios… e tudo mais que vocês me ajudaram a construir ao longo deste blog que caminha sempre! Espero continuar trazendo novidades por muito tempo, e também aprender com vocês por muito mais tempo! Abraços

11 comentários:

Trainee de Cozinheira disse...

Olá Carina,
Concordo com vc, se não fizer bem feito o trivial não vale.
Que cara ótima o seu feijão e que temperos diferentes!! não conhecia.

bjs

Maura

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Concordo... cozinheiro não é só o de frescuras...tem de ser o do dia a dia... e arroz e feijão é o classico sabor das nossas mesas..

Gostei das dicas...

bjssssssssssssss

Babi Souza disse...

Menina, seu blog me dá fome!!!rsrs

beijos

Tati - Panelaterapia disse...

Realmente não é qualquer um que faz um bom arroz com feijão. Quando eu casei demorei para pegar o jeito de fazer feijão, depois descobri que a marca e a data da embalagem eram de extrema importância. Tem que ser bem novinho!

Eu uso a linhaça no feijão também, mas o manjericão é super novidade! Vou experimentar!

Bjs

amobrincar disse...

obrigada carina por explicares tanta coisa que no meu dia a dia me passavam ao lado..
beijinhos

welze disse...

um dois feijão com arroz. realmente tem gente que sabe fazer de tudo, mas feijão, arroz, ovo frito e batata frita sequinha, fica devendo. boa a sua dica.

Unknown disse...

que lindo Ca amei...seu nome é sucesso seu sobrenome é amor, pq faz tudo com muito carinho pra nós, eu agradeço pelo seu blog q é tão expicativo, interessante e maravilhoso aos nossos olhos, obrigada por cada receita q posta aqui, eu adoroooo todas....bj linda !! te mais!

Flavia disse...

Olá Karina!
Está sua receita do feijão veio a calhar, logo quando casei fazia um feijão maravilhoso, agora não sei o que ando fazendo não acerto em relação a ele ficar branquinho o sabor é o mesmo (Assim diz o marido)mas ele não fica tão branquinho como antes, já me falaram para mudar a marca mas li o comentário da Tatiana para reparar no prazo de validade talvez seja isso.Adorei a dica dá linhaça para engrossar o caldo rs..amanhã farei esse seu feijão aí já irei colocar ele de molho e há sempre deixo bastante tempo(geralmente de um dia para o outro) Será que é muito tempo agora rs????
Bjão

Renata disse...

Realmente, nada como um bom feijão! Eu ainda estou aprumando o meu, mas tenho melhorado também! Imagino que deve ficar delicioso com o caldo de costela, vou experimentar!

Afinal, cozinheiro de verdade tem que saber preparar um feijãozinho!

Beijinhos!

Bala Salgada disse...

É mais ou menos como faço, e coincidência também experimentei o tomate mas o pimentão é novidade, quando for fazer com certeza vou por.

Obrigada pela dica!

Márcio L. Pasqualini disse...

Gostei Carina. Vou tentar. Obrigado!