domingo, 8 de agosto de 2010

Feijoada da Carina

 feijoada02

Ingredientes:
- 500g de feijão preto
- 1 cabeça grande de alho descascado e espremido
- 1 cebola grande picadinha
- ½ maço de salsinha e de cebolinha picadinhas
- ½ xícara de manjericão rasgado
- 5 folhas de louro
- 4 pimentas dedo-de-moça sem sementes picadinha
- 1 fio de óleo (para untar a panela de barro)
- 300g de bacon em pedaços
- 2 linguiças calabresas defumadas em rodelas
- 3 paios em rodelas
- 2 linguiças portuguesas em rodelas
- 400g de costelinha de porco defumada
- 500g de lombo de porco salgado
- 500g de carne seca
- água o suficiente

Modo de Preparo:
No dia anterior, coloque o lombo salgado e a carne seca de molho em água e troque a cada 4 horas.
Numa panela de pressão coloque o feijão preto, a carne seca e o lombo cubra com água e deixe cozinhar por uns 15 minutos depois de pegar pressão.
Na panela de barro, coloque óleo e unte bem o fundo e as laterais da panela, coloque o bacon e deixe fritar. Quando estiver bem dourado, junte o alho e a cebola e deixe refogando. Junte as lingüiças e mexa. Pique as carnes que foram cozidas com o feijão e junte o feijão e as carnes na panela de barro. Mexa bem, deixe em fogo médio. Coloque a costelinha defumada, o louro, a salsinha, a cebolinha, o manjericão e a pimenta-de-moça. Tampe a panela e deixe cozinhar bem por uma hora. Mexa de vez em quando e acrescente água quente se for necessário. Experimente os temperos e acerte se for necessário.
Enquanto a feijoada cozinha, faça um arroz branquinho, uma couve fininha passada no azeite e alho, um bom torresmo pururuca e o molhinho apimentado.
Sirva tudo bem quentinho, acompanhado de pedaços de laranja e farinha de mandioca.

 feijoada03 feijoada01

O molhinho apimentado faço da seguinte maneira: coloque 2 conchas de caldo da feijoada no liquidificador, 2 pimentas dedo-de-moça, vinagre a gosto, bate bem. Coloca numa cumbuca e junta salsinha, mexa bem e pronto!

5 comentários:

Danieli disse...

Nhammmm! Feijoada é muuuito bom! Coloca um arroz e uma couve não precisa mais nada!
Beijos

Eugenio disse...

Feijoada sem pé, sem rabinho, sem orelha?? É como suco de laranja sem laranja, rabada sem rabo, Dobradinha sem feijão branco. Não dá, não!

Daniana Bittencourt disse...

Oi Carina,
Vim conhecer seu espaço e amei essa feijoada. Me deu água na boca. Também gosto assim, sem pedaços de porco. Só com bastante carne de sol, charque e linguiça defumada.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

j.Santos.andrade@hotmail.com disse...

Essa feijoada deve ser boa ficou mas leve.hum grande Abraço

lilebre disse...

Concordo com o Eugenio. Aprendi a fazer feijoada em um video com o Bolinha..... Vc pode ate nao servir o pe, orelha, rabo, etc mas deve utiliza los no preparo pq sao eles que dao sabor a feijoada. Se voce aferventar primeiro as carnes e depois ir tirando a espuma que se forma enquanto ela ferve, tera uma feijoada levissima e muito saborosa.Outra coisa.... Serio mesmo amiga???? Manjericao na feijoada????