A cozinheira

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Beijinho

Oiiiiiiiiii
Docinhos de festa é tudo de bom nesta vida, não é mesmo!?? As melhores festas, são sempre as infantis, que tem comida boa e engordativa e muito docinho!!! Amo de paixão.
beijinho-05
O beijinho é um docinho bem popular nas festas, principalmente as infantis: Beijinho ou Branquinho (no Rio Grande do Sul) é um doce tipicamente brasileiro servido em festas de aniversário. Sua origem provém de alguns experimentos com leite condensado e leite de cabra qualhado, que daria um gosto levemente azedo quebrando o excesso de açúcar no seu sabor. Seu idealizador foi José Ferreira Mendes, um homem rico que morou na França e estudou culinária na escola Gâteaux et Confiseries de 1940 à 1946, e com 34 anos (1947) retornou ao Brasil. Dos anos 1948 à 1950, seus experimentos na área da confeitaria foram desvalorizados apesar dos seus estudos na Europa, e desiludido deixou de trabalhar na área, deixando suas anotações para sua filha Isabelle Ferreira Arnaud, que seguiu seus passos na culinária. Aos 19 anos (1964), intrigada por não encontrar uma forma de tornar o doce de seu pai popular, achou apropriado misturar leite condensado e suco de lichia, para dar uma consistência aquosa, e depois deixou refrigerando. Seu gosto era especialmente saboroso e para dar um toque final acrescentou coco ralado como cobertura. Alguns anos mais tarde o suco de lichia fora descartado, porém sua base de leite condensado e coco se manteve. Tornou-se um doce popular e fora levado por Isabelle à Europa, pois assim ficaria na história européia e brasileira o doce criado por seu pai. Hoje em dia, muito popularizado, é preparado e servido de forma semelhante ao brigadeiro, mas leva coco ralado ao invés de chocolate em pó. A massa pode levar gemas de ovos ou não, dependendo da região do país em que é feito. Também pode levar suco de laranja e cascas de limão e ser coberto com açúcar cristal ou coco. Tradicionalmente, um único cravo é colocado em cima do doce. (Fonte: Wikipédia)
beijinho-03
Ingredientes:- 1 lata de leite condensado
- 100g de coco ralado fino
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 gema de ovo peneirada
- cravos
- coco ralado para empanar
Modo de Preparo:
Em uma panela coloque o leite condensado, o coco ralado, a manteiga, a gema e uns cinco cravos, ligue o fogo baixo, e deixe cozinhar mexendo sempre, sem parar (não precisa ser com força, só não pare). Quando o beijinho estiver um cremoso/consistente e desgrudar do fundo da panela é porque está pronto (o ponto do beijinho é mais rápido que o do brigadeiro).
Coloque o doce em um prato untado com manteiga e deixe esfriar. Depois, pegue as porções, com o auxílio da colher e faça bolinhas (se for necessário, unte as mãos com manteiga), empane no coco ralado espete um cravo e arrume em forminhas de sua preferência. Pronto, é só servir e ser feliz!
Cada receita rende em média 50 docinhos.

6 comentários:

pedra de sal disse...

Aqui em Portugal, a tradição por estes miminhos nao é tão forte, com muita pena minha... Porque so pelo aspecto, comia a caixa inteira! Adorei a sugestão! Amei!

São Ribeiro disse...

Uns beijinhos bem gostosos pois tem coco que eu adoro.
Ficaram lindos.
bjs

Unknown disse...

Realmente, beijinho é um doce irresistível.

bjim...(rsss)

Fê Dayrell disse...

Hum... hum... hum... delícia.
bjo

Teresa Newman disse...

Carina é maldade ver só a foto e não carregar uns. adoro!

Candy Love disse...

Que beijinhos deliciosos! :)