A cozinheira

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Vinho e Queijo

queijos

Oi amigos!

Acho que não tem quem não goste de um bom vinho e um bom queijo não é?? Para receber os amigos, para uma grande festa ou mesmo para uma comemoração a dois, o queijo e o vinho é sempre uma ótima combinação, que agrada todo mundo!

Mas, será que você sabe como montar sua mesa de queijo e vinho? Como combinar os diferentes sabores e aromas?? Para nos ajudar a deixar tudo perfeito, minha amiga Romaine Carelli passa hoje por aqui e deixa sua marquinha “Na Cozinha da Carina” e nos ensina tudo sobre queijo, vinhos e como harmonizá-los.

{1C02FE5D-7CC2-420F-AAC4-3AABD564DA80}_vinhos_queijos

Harmonizando Queijo e Vinho

Compondo efeitos visuais de luxuriante beleza, a mesa de queijos e vinhos resplandece em suas virtudes de inegável elegância gastronômica. Para tanto, pães e frutas colaboram eficazmente.543_dez_comprar02

Os queijos
Disponha-os numa sequência, partindo dos mais suaves para os mais picantes. As fôrmas ou pedações de queijos devem ser dispostos sobre tábuas, que facilitam o corte e dão relevo à exposição. Corte-os inicialmente, indicando aos convidados a maneira adequada de fracioná-los. Cada queijo deve ser cortado com sua própria faca.

As pastas
Você pode fazê-las utilizando uma base de “cream cheese” sabor natural, Ricota ou Minas Frescal ou adquiri-las já com seus sabores originais de fábrica. As pastas podem ser consumidas na fase inicial da festa, quando muitos convidados dão-se a agradáveis “bate-papos” regados a bom vinho.

imagesOs vinhos
As garrafas devem ficar sobre mesa auxiliar, devendo-se conservar os brancos em baldes com gelo. Os tipos a serem oferecidos devem respeitar a quantidade e tipo de cada queijo, pois queijos de sabor suave (Brie, Camembert, Gouda, etc.) pedem vinhos tintos mais suaves. Queijos frutados (Emental, Gruyère, Edam, etc.) pedem vinhos branco frutados. Queijos de sabor intenso (Gorgonzola, Provolone, Parmesão, etc.) pedem vinhos tintos mais encorpados.

Os pãespaes
Apresente-os em cestos de vime nas pontas da mesa, oferecendo-os em variedades que vão da baguete francesa, até o pão sueco, especial para degustar pastas. Pães com aditivos devem ser evitados (pão de alho, pão de linguiça, etc.), pois interferem no sabor dos queijos e dos vinhos. Pães pretos e de centeio são contudo bem aceitos em tais festas.

As frutas
Algumas frutas são especialmente indicadas para a degustação com queijos. É inegável a excelência da combinação pêra – provolone. Os queijos suíços (Emental – Gruyère) e Edam casam-se perfeitamente com uvas brancas e maçãs. Boas na combinação e excelentes no visual que dão à mesa, as frutas devem estar no ponto de consumir, bem lavadas e enxugadas antes de comporem a mesa. Elas devem ser agrupadas inteiras no centro da mesa em forma de abundante cascata. Utilize também algumas para reforçar o efeito visual (abacaxi, melões, abacates).

foto_queijos_e_vinhos

Obs.: Complete a decoração com arranjos de flores secas, espigas de trigo e outros materiais rústicos que lembrem natureza. As tábuas de queijo podem ser forradas com folhas de videira.

Se você gostou, visite o site: Romaine Carelli e conheçam muitas outras dicas, informações e receitas. Você que é do Rio de Janeiro e de Niterói pode contratar os serviços da Romaine Carelli e tê-la como personal chef do seu evento!

Contato e informações:

Untitled-1
Telefone: (21) 9456-0090
Twitter: @romainecarelli 
E-mail: romainecarelli@hotmail.com
site: http://romainecarelli.com.br/wp/

Imagens retiradas do banco de imagens do Google

3 comentários:

Carina D'Avila disse...

Olá!!! Encontrei o seu blog por um acaso, estava passendo por vários blogs quando o seu me chamaou a atenção por causa do nome! Dei uma olhada rapida quero ler com mais calma, mas já percebi que é mal de Carina gostar de comida e artesanato!!
Virrei sua seguidora, passa la no meu blog se quiser.
www.cariartesanatos.blogspot.com
bjocas!!

Menina do Cupcake disse...

Olá, nós somos Menina do Cupcake! Estamos passando por aqui pra divulgar nosso novo Blog de nosso mais novo negócio na venda de cupcakes. Somos de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro e estamos nos preparado para isso. Adoramos isso aqui e esperamos que também nos curtam. Obrigada. Beijos e muitas delícias! :] http://meninadocupcake.blogspot.com

Vicentina disse...

Olá Carina, muito boa postagem, adoro um queijinho acompanhado de um bom vinho.
Querida não sei se estou enganada mas pelas minhas anotações hoje é dia de niver né?
Se for, PARABÉNS, saúde e paz, que Deus te proteja.
Caso não seja peço desculpas.
Bjs