A cozinheira

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Pimentas

É bom variar nos sabores, na preparação dos pratos, usar um tempero diferente e que surpreenda. Apostar na ardência das pimentas é sempre uma garantia de sucesso nas novas e antigas receitas, para dar aquele toque especial e diferente!
Além disso, as pimentas são antioxidantes, purificam o sangue, auxiliam na prevenção de doenças cardíacas e até no tratamento à obesidade, por acelerar o metabolismo. Mas cuidado: quando as pimentas são consumidas em excesso, podem causar irritação gástrica e desconforto abdominal.
Saiba como usar os principais tipos de pimenta:
pimentas2
Pimenta-vermelha ou dedo-de-moça: Tem cor vermelha e possui ardência moderada. Deve ser usada em conservas ou crua como ingrediente.
Adoro colocar essa pimenta bem picadinha quando faço farofa fria ou algum tipo de molhinho picante.
Pimenta-do-reino: é encontrada nas cores branca e preta, em grãos ou moída. Deve ser usada em pequenas quantidades para dar somente sabor e em grandes quantidades para garantir sabor e ardor.
Outro dia coloquei um pouco de pimenta-do-reino branca moída num patê de queijo, ficou ótimo! o Patê era bem simples: 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado, 2 colheres de maionese, pimenta branca a gosto, mistura tudo e sirva com torradinhas, experimentem!
Pimenta-rosa: É um grão rosa pouco picante, mas possui muito sabor. Por isso não deve ser utilizada em excesso!
Me serviram em um churrasco, uma sobremesa simples e surpreendente! Lembra da famosa banana com canela? então… Peque duas bananas nanicas corte em rodelinhas e distribua num prato, espalhe por cima umas 4 colheres de açúcar e 1 colher de canela em pó, leve ao microondas até amolecer as bananas e derreter um pouco do açúcar; coloque uma bola de sorvete de crepimenta02me e salpique com dez grãos de pimenta rosa… Divino!!!
Pimenta-da-jamaica: Apresenta grande versatilidade podendo ser utilizada em pratos salgados e doces.
Pimenta calabresa: É a dedo-de-moça, porém moída e seca. Muito picante e deve ser usada com moderação.
Pimenta-malagueta: Bastante ardida, indicada principalmente para carne de porco. Pode ser utilizada fresca, curtida e em forma de molhos. Não é indicada para peixes.

2 comentários:

Mônica Schweitzer disse...

oi Carina, sou a monica, adoro artesanato e cozinha tbm, passei por aki, adorei, aproveito pra convida-la para visitar meu blog tbm.bj

Unknown disse...

adorei seu blog, muita coisa diferente por lah...
ja to seguindo!