domingo, 5 de agosto de 2012

Esfirra

Olááá
Alguns imprevistos me distanciaram do blog, mas esta semana teremos muita coisa gostosa por aqui!!! Começando por essas esfirras, que agradam a família toda, é ótima para o lanche, para festas e também para ganhar um dinheirinho!!
esfirra05

Recheio (Carne):- 700g de carne moída
- 1 cebola grande bem picadinha
- 2 tomates sem sementes picadinhos
- 2 pimentas dedo de moça, sem sementes, picadinhas
- ½ maço de hortelã picadinho
- suco de dois limões (bons)
- cerca de 1 colher (sopa) rasa de sal
Modo de Preparo:
Numa vasilha, misture todos os ingredientes, coloque numa peneira e deixe que escorra bem o liquido que solta do tomate e do limão. Enquanto isso faça a massa.
esfirra06
Massa:- 3 tabletes de fermento fresco
- 1 colher (sopa) de sal
- 1 colher (sobremesa) de açúcar
- 500ml de água morna
- 1 ovo
- óleo de soja (cerca de 170ml)
- farinha de trigo (cerca de 1,200Kg)
- 1 ovo batido para pincelar
Modo de Preparo:
Numa tigela, coloque o fermento e junte o sal e o açúcar. Misture bem com o garfo até ficar liquido. Num copo de 200ml coloque o ovo e completo com óleo de soja, junte na massa. Misture. Acrescente a água morna e misture bem e rápido. Comece a acrescentar a farinha de trigo aos poucos, misturando com uma colher de pau. Quando ela estiver bem consistente mas ainda grudenta, coloque bastante trigo sobre uma superfície, despeje a massa e sove até que ela não grude mais nas mãos. A massa fica bem elástica e macia.
Abra porções de massa, numa espessura de ½ cm (+ ou-), com o cortador de círculo, corte as rodelas, recheie com porções da carne que estava reservada, feche em forma de triangulo e arrume numa assadeira untada com óleo de soja, deixe um espaço entre as esfirras.
Deixe crescer por cerca de 20 minutos, pincele o ovo batido e leve ao forno, 200 graus, cerca de 25 minutos, até que fiquem douradinhas. Sirva com limãozinho fatiado.
esfirra04esfirra02
Sobrou um pouco de massa, então fiz uns rolinhos de presunto, mozzarella e orégano para rechear, ficou muito bom também.
esfirra07
Você pode fazer o recheio que quiser: brócolis com queijo, frango com catupiry, quatro queijos, calabresa acebolada com catupiry, e por aí vai.
Essa massa é muito boa e versátil, além de esfirras você pode fazer: mini pãezinhos recheados, enroladinhos de presunto e queijo, rocamboles, enrolados, pizza e também pizza frita!! Deixe a imaginação e a fome rolarem… sempre surge uma ideia nova deliciosa!
Ah! Continue votando no blog no concurso TopBlog!!!
beijos

3 comentários:

Nane Cabral disse...

Que bom que voltou Carina, senti sua falta, mas sei como é difícil manter o blog em dia com a correria e os contratempos... Beijinhos e uma ótima semana! Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

A Serviço do Rei Jesus disse...

Que bom que voltou Carina, estava com saudades, amo seu blog!!

A Serviço do Rei Jesus disse...

Que bom que voltou Carina, estava com saudades, amo seu blog.