quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Picanha Flambada na Cachaça – por: Fabio Lenza

Olá Pessoal
Hoje vamos ter no blog uma deliciosa receita de Picanha do nosso parceiro Fabio Lenza (conhece o site dele? então acesse: http://fabiolenza.com.br/)
Bora lá anotar as dicas e a receita e colocar em prática rapidinho:
Picanha Flambada na Cachaça:
A Picanha é um tipo de corte de carne bovina tipicamente brasileira. A origem do nome Picanha advém do tratamento talhante Italiano, nomeadamente do corte Picatta . É um dos cortes mais suculentos, em minha opinião. Compartilho com vocês essa receita com cachaça que dá um requinte ao gosto da carne.
140904_Blog_CarneFamblada
Ingredientes (mais de 3 pessoas):
- 1 peça de picanha
- 2 colheres (sopa) de tempero batido (alho, cebola, alho poró, salsa, sal e óleo)
- 6 dentes de alho inteiros
- 1 colher (sobremesa) de manteiga
- ½ copo de cachaça ou conhaque
- 1 litro de suco de laranja
- 2 cebolas médias inteiras com cravo nas pontas
- 2 folhas de louro
- 1 pitada de noz moscada
- Pimenta calabresa a gosto
- 1 colher (sopa) de amido de milho
Modo de Preparo:
Com o auxílio de uma faca, fure a peça de picanha e introduza os dentes de alho em cada furo. Tempere com a pasta de tempero. Aqueça uma panela e doure a picanha dos dois lados, no azeite e na manteiga. Deixe dourar bem começando sempre com o lado da gordura. Depois de dourada, flambe-a na cachaça e acrescente a pimenta, as folhas de louro, a noz moscada e o suco de laranja.
Deixe na pressão por aproximadamente 25 minutos. Retire do fogo e espere a pressão da panela sair. Retire a picanha, fatie e coloque em uma travessa. Coe o molho da panela e leve novamente ao fogo. Acrescente o amido de milho e mexa até o molho engrossar.
Regue a carne com o molho e sirva com farofa.
PULO DO GATO
Caso o suco da laranja esteja ácido, acrescente 1 colher (sopa) de açúcar.

Se você gostou desta receita, vai adorar esta aqui também: http://fabiolenza.com.br/2014/10/picanha-invertida-com-farofa-de-banana/#.VGEvHvnF-Pt
É uma picanha invertida recheada e acompanha uma deliciosa farofinha de banana!!! Deu água na boca, passa lá para conhecer o site do Fábio!
abraços

2 comentários:

Josy disse...

Nossa que maravilha de receita Carina. Aqui em casa a picanha é a preferida do meu pessoal. Essa flambada na cachaça ficou show. Adorei a receita, anotadíssima. Beijinhos

marcelo xavier disse...

Picanha flambada na cachaça e mais pra quem gosta de cachaça