A cozinheira

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Pão de Ló (para um Bolo de Morango com Chantilly)

OI Pessoal
Esse ano, no aniversário do Rogério Off Love, fiz um Bolo de Morango com Chantilly (todo ano tem bolo deste tipo no aniversário dele, porque é o que ele mais gosta!), mas pela primeira vez fiz o Pão de Ló e não comprei pronto no mercado (também uso shits!).
Fiquei feliz com o resultado, o bolo ficou delicioso, fofinho e úmido e morango e chantilly não tem muito como errar! Acabou rapidinho e nem consegui tirar foto do bolo inteiro!
bolo-de-aniversário---morango-e-chantilly-02
A receita do pão de Ló é essa aqui:
Ingredientes:- 4 gemas de ovo
- 4 claras de ovo em neve
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 ½ xícara (chá) de açúcar
- 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
- 1 xícara (chá) de Água fervente
Modo de Preparo:
Na tigela maior da batedeira, coloque as gemas com a água fervente e bata até a espuma subir até as bordas. Junte o açúcar e bata mais alguns minutos. Sem parar de bater, junte a farinha aos poucos, e bata de 20 a 30 minutos em batedeira comum (não bata menos tempo porque o resultado não é o mesmo). Desligue a batedeira. Junte o fermento em pó e as claras em neve mexendo delicadamente com movimentos circulares de baixo para cima. Leve para assar em forno pré-aquecido 240 graus, em fôrma untada e polvilhada com farinha de trigo. Antes de colocar no forno, bata a assadeira com a massa algumas vezes numa superfície para eliminar eventuais bolhas de ar. Asse em forno quente nos primeiros 10 minutos e depois abaixe para médio. Desenforme morno.
pão-de-ló
Depois de desenformado deixei esfriar bem e cortei ao meio (em duas partes na diagonal.
Bati metade de uma caixinha de morango, com 150ml de água e umas 4 colheres (sopa) de açúcar, umedeci as duas metades do bolo com este caldo.
Fiz um creme de confeiteiro da seguinte maneira: coloquei numa panela duas gemas, 1 caixinha de leite condensado, 1 colher (sopa) de baunilha, 500ml de leite, 3 colheres (sopa) de maizena, mistura tudo muito bem com o fuet e leva ao fogo médio, mexendo sempre até engrossar. Deixe esfriar. Misture neste creme cerca de uma caixinha de morangos picados (guarde alguns morangos bonitos para decorar, no total da receita usei duas caixas).
coloque uma metade do bolo umedecida sobre um prato grande, espalhe o recheio de morangos e creme, coloque por cima a outra metade do bolo já umedecida.
Cubra com chantilly (bati duas latas de creme de leite bem gelado com 6 colheres de açúcar) e decore com morangos e aquele caldinho que foi usado para umedecer o bolo.
Leve para gelar!