terça-feira, 10 de setembro de 2013

Risoto Simples

Oi Pessoal
Eu adoro fazer risotos, adoro comer um bom risoto também (preciso fazer com mais frequência!). Essa receita é simples, foi feita para acompanhar o Lombinho do post anterior e foi sucesso no almoço de Domingo!
risoto-simples-01
Primeiramente, preparo o caldo. Neste dia cozinhei frango para desfiar, então aproveitei e coloquei junto cenoura, temperos, abobrinha e vagem, bastante água. Peneirei bem e usei como caldo para o risoto.
Numa panela, você deve aquecer a manteiga com um fio de azeite e juntar a cebola até que ela murche. Junte o arroz (usei certa de 1 e 1/2 xícara) e deixe refogar até que os grãos fiquem branquinhos. Coloque um copo (200ml) de vinho branco seco, abaixe o fogo e cozinhe até evaporar o álcool, mexendo de vez em quando. Daí é só ir acrescentando o caldo (manter esse caldo sempre quente) aos poucos e mexendo sempre até obter uma consistência cremosa, mas os grãos al dente. Finalize acertando o sal, junte um colher (sopa) de manteiga e cerca de 100g de parmesão ralado. Misture muito bem. Polvilhei salsinha e cebolinha picadinhas por último.
Pronto, agora é só servir bem quentinho!

1 comentários:

Joseane Ramos Duarte disse...

adoro risoto. Ele lembra minha infância. Bjs.