segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Lombinho Assado ao Vinho Tinto

Olá Pessoal!!!
Ontem, Domingo dia mundial da preguicinha, dia de acordar tardão e ficar vendo tv até dar fome… e que fome! Ontem estava nessa de ficar vendo tv e pensando no que faria de almoço, quando começou o Que Marravilha!, na GNT, que fez a fome vir e a inspiração também! Resolvi fazer a receita, adaptando algumas coisas com o que eu já tinha e o resultado foi ótimo! Esse lombinho fica muito saboroso e suculento.
E a minha versão é essa aqui:
lombinho-assado-ao-vinho-tinto-03
Ingredientes:
- 1 peça de lombo de porco de cerca de 1,800kg (cortei ao meio)
- 3 cebolas fatiadas
- 3 batatas grandes cortadas em rodelas grossas e cozidas al dente
- azeite
- 3 colheres (sopa) de melado de cana
- suco de 3 laranjas
Marinada:
- ½ garrafa de vinho tinto seco
- pimenta calabresa a gosto
- raspas de laranja
- sal a gosto
- ervas finas, orégano, alecrim e louro
lombinho-assado-ao-vinho-tinto-01    lombinho-assado-ao-vinho-tinto-04
Modo de Preparo:
Tempere o lombo com sal e coloque dentro de uma vasilha, coloque as ervas secas, a pimenta e as raspas de laranja, cubra com o vinho e deixe tomar gosto por cerca de 40 minutos, com a vasilha tampada.
Numa panela grande, coloque um pouco de azeite e deixe as cebolas dourarem. Arrume essa cebola numa assadeira e reserve. Nesta mesma panela, aqueça bem o azeite e coloque o lombo para selar. Doure muito bem de todos os lados. Após isso, junte a marinada, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 40 minutos em fogo alto, virando a carne na metade do tempo.
Retire o lombo da panela, coloque em cima das cebolas que estão na assadeira. No caldo que ficou na panela junte o suco de laranja e o melado (pode ser mel), abaixe o fogo e deixe apurar, por cerca de 20 minutos. Enquanto isso, arrume as batatas cozidas em volta da carne. Regue toda a carne com as batatas, com o caldo formado na panela e leve ao forno alto por cerca de 30 minutos para terminar o cozimento. Retire do forno, fatie e sirva!
Eu servi com um risoto simples, finalizado com salsinha e cebolinha.

0 comentários: