A cozinheira

sexta-feira, 30 de março de 2012

Trufa de Nozes ou Castanhas

castanha
Ingredientes:
- 500g de chocolate meio amargo top cobertura Harold
- 400g de chocolate melken blend Harold
- 150ml de creme de leite
- 1 colher (sobremesa) de licor de cacau
- 100g de nozes ou castanhas trituradas (com o martelo de carne)

Modo de Preparo:
Recheio: Num refratário coloque os quadrados de chocolate melken blend e leve ao micro-ondas por cerca de 3 minutos. Mexa bem, se for necessário volte ao micro por mais um minuto, até que fique derretido. Junte o licor de cacau, o creme de leite e as nozes trituradas, misture muito bem, reserve.
Casquinha: Derreta o chocolate meio amargo no micro-ondas, por 3 minutos, mexa bem para dar brilho. Se for necessário volte mais um minuto até que derreta bem.
Montagem: Pegue as forminhas (moldes) de trufas, encha todos os buraquinhos com o chocolate meio amargo derretido e vire para escorrer o excesso. Leve para geladeira, virado com a abertura para baixo (para escorrer todo o chocolate em excesso), sob uma assadeira forrada com papel manteiga. Deixe por cerca de 10 minutos (não deixe muito tempo na geladeira para que o chocolate não transpire, formando aquela aguinha na superfície, deixando a trufa opaca). Repita esse processo, para que a casquinha não fique muito fina.
Recheie as casquinhas com o recheio reservado, deixando um espaço para colocar uma camada de chocolate derretido e vedar a trufa. Leve novamente para a geladeira, dessa vez com a abertura para cima, e deixe por cerca de 15 minutos. Desenforme, arrume num tabuleiro forrado com papel manteiga, corte as rebarbas para dar acabamento e deixe descansar por cerca de 12 horas antes de embalar.
Ideias para embalar:
ovo 500g 02ovo 500g 03ovo 500govo-trufado-de-nozes-cortado
Para fazer ovos de páscoa, você pode usar a mesma receita, porém quando for fazer a casquinha, faça três camadas de chocolate para que não fique muito fino e quebre fácil. Sempre deixe uma bordinha para poder fechar o ovo por dentro com uma camada de chocolate, para que o recheio não vaze.

6 comentários:

Quezia Urbinati disse...

Que delícia,vou tentar fazer. =)

Sandra Portugal disse...

Essa receita eu passo, pois pessoalmente não gosto de nozes, mas as demais postadas estou colecionando! Parabéns!
bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Unknown disse...

hum, que delicia.....
vou pedindo licença para copiar a receita e farei semana q vem, depois te conto...

bj

Sandra Portugal disse...

Que delícia!
Que haja um renascimento de fé, de energia, de alegria em cada um de nós! Feliz Páscoa!
Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Unknown disse...

Fiz a trufa e adorei........
obrigada por compartilhar a receita maravilhosa!!!!

bj e feliz páscoa!

Anônimo disse...

Fiz seu escondidinho de berinjela e já postei hoje - agora vou fazer algumas de suas trufas depois te conto que tentação. rs

Eli