A cozinheira

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Sopa de Feijão

Essa receita de sopa de feijão faz parte da minha família desde que me conheço por gente. Meu vô fazia, minha vó também, minha mãe faz sempre eu também! O ovo cozido no caldo da sopa fica muito bom!!!
As variações pode ficar por conta de acrescentar uma cenoura picadinha, couve picadinha ou alguma carne, mas normalmete a receita é desse modo, simples e deliciosa!
sopa-de-feijão
Ingredientes:
- sobras de feijão temperado (cerca de uns 600ml), batido no liquidificador
- 1 cebola picadinha
- 2 dentes de alho amassados
- 1 tomate picadinho
- salsinha e cebolinha picadinhas
- pimenta-do-reino a gosto
- 2 folhas de louro
- sal a gosto
- 2 colheres (sopa) de óleo vegetal
- 1 caldo de carne
- 5 batatas descascadas e picadas em cubos
- água o necessário
- 1 copo (requeijão) de macarrão padre nosso
- 1 ovo para cada pessoa (em casa foram 5 ovos)
Modo de Preparo: Numa panela grande, aqueça o óleo e doure a cebola e o alho. Junte o tomate deixe murchar. Junte o caldo de carne, o louro e a pimenta-do-reino e misture bem. Acrescente o feijão batido e uns dois copos de água, quando começar a ferver acerte o sal e os temperos e junte as batatas. Deixe tampado em fogo médio, mexendo de vez em quando até que as batatas cozinhem e junte água conforme for necessário.
Quando as batatas estiverem AL dente, junte o macarrão e mais água (o caldo mais grosso ou ralo vai da preferência de cada um), mexa sempre para que o macarrão não grude no fundo da panela. Quando o macarrão estiver cozido, acrescente os ovos quebrados (quebre-os numa xícara e solte um de cada vez com espaço entre eles), não mexa mais por uns 10 minutos, para que os ovos cozinhem e não desmanchem. Se for necessário, acrescente mais água, acerte os temperos e coloque a salsinha e a cebolinha. Sirva!

8 comentários:

PratosdaBela disse...

Que Bom aspecto, acho que me vou servir, mas sem pedir ;D
Jinhos fofos

Trainee de Cozinheira disse...

Adorei a receita, aqui todo mundo gosta de sopa de feijão e variar é meu prazer!bjs
Maura

pitera disse...

Oi Carina!
hoje a idéia da sopa de feijão me pareceu tentadora, tanto pelo sabor do prato e outros simbolismos afetivos (me lembra minha avó), quanto pela simplicidade do preparo, que se enquadra na realidade que encaro na minha cozinha. Ser homem e solteiro é uma combinação que explica tudo rs!
Digitei rapidamente no grande oráculo google as palavras mágicas "sopa de feijão" e dentre os três ou quatro primeiros resultados escolhi provar a tua.... acho que pela sua relação com a cozinha, que me pareceu ser muito apaixonada!
bem resolvi deixar essas palavras por aqui, acho que não custa nada, e é primordial pensar que existem estórias e pessoas por trás dessas interfaces virtuais... Obrigado por compartilhar um pouco das tuas estórias e da tua vida!
Um beijo

katiane correia disse...

oi querida! adorei as receitas essa sopinha de feijão hum.... vou fazer.Bjos

Kelly disse...

Muito gostosa e facil de fazer.Aprovada!!!!

Unknown disse...

VI a receita que é parecida com a da minha mae. Me surpreendi com o ovo vou experimentar!

Unknown disse...

Eu tentei fazer a receita, deu tudo certo até colocar os ovos! Deixei os ovos 10 minutos e quando abri a panela, o macarrão tinha grudado e queimado embaixo... :(

deddesign disse...

Parabéns!
excelente receita para enfrentar o frio da noite
obrigado pelas dicas