quinta-feira, 2 de julho de 2009

Costelinha de Porco com Polenta

costelinha-de-porco-com-polenta
Ingredientes: - queijo meia cura
Costelinha:
- 2kg de costelinha de porco cortada as tiras (no sentido do osso)
- 1 cabeça de alho amassado
- sal
- pimenta-do-reino
- suco de 2 limões
- manjericão a gosto
- 3 colheres (sopa) de óleo (soja, canola, milho)
- 3 cebolas cortadas em pétalas
Polenta: - 2 xícaras (chá) de fubá
- 9 xícaras (chá) de água
- 2 caldos de carne
- 2 dentes de alho amassados
- 1 colher (sopa) de azeite
Modo de Preparo:     No dia anterior tempere a costelinha com o suco de limão, o alho, o sal, a pimenta e o manjericão. espalhe bem e deixe de um dia para outro para tomar gosto.
    Numa panela grande, aqueça o óleo e doure as costelinhas. quando estiverem bem douradas vá regando aos poucos o tempero que ficou até usar tudo. Conforme for secando vá pingando água para que a carne cozinhe bem, sem deixar muito caldo. Quando estiver bem dourada e cozida, junte a cebola em pétalas e refogue bem para que as cebolas junto da água forme um molho. Reserve.
    Numa panela grande, aqueça o azeite e doure o alho, junte a água em fogo médio. Quando ferver, acrescente o caldo de carne, o sal e abaixe o fogo. Com a colher de pau em uma mão, vá mexendo a água, e com a outra mão, pegue um punhado de fubá e vá soltando aos poucos, num fio constante. Acrescente todo o fubá dessa maneira e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, mexendo sempre com a colher. A polenta estará pronta quando se desprender das paredes e do fundo da panela.
    Arrume o prato com queijo meia cura picado no fundo, despeje a polenta por cima e por cima a costelinha com as cebola. Sirva quentinho!

2 comentários:

Fla disse...

Olha, nunca pensei em fazer carne de porco com polenta...gostei da idéia.
Bjs
Fla

Abelha Maia disse...

Que delicia de receita.
A foto dá mesmo apetite.
bjs