sábado, 30 de março de 2013

Bacalhau Gratinado com Molho de Coco

Oi Pessoal!!
Primeiro quero agradecer a todos vocês que deixam seus comentários no blog, podem ter certeza que leio todos, só não muito tempo de responder todos, mas fico muito feliz com o que vocês escrevem.
Semana Santa, além do chocolate da Páscoa, o que mais marca é o bacalhau da Sexta-feira da Paixão. Como eu não sou muito fã da bacalhoada clássica, fiz essa receita de bacalhau gratinado com molho de coco que ficou muito boa! Espero que vocês gostem também.
Ingredientes p/ molho de coco:- 1 e ½ colher (sopa de manteiga)
- 1 fio de azeite
- ½ cebola picadinha
- 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 400ml de leite desnatado
- 1 garrafinha (200ml) de leite de coco
- 1 medida da garrafinha de água
- sal a gosto
Modo de Preparo:Numa panela, derreta a manteiga com o azeite e refogue a cebola. Coloque o trigo (mantenha o fogo baixo), e mexa bem até formar uma pastinha. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre com o fouet. Junte o leite de coco e em seguida a água, coloque o sal a seu gosto e vá mexendo até que engrosse e fique um molho bem cremoso. Reserve.
Ingredientes p/ bacalhau:- cerca de 550g de bacalhau em lascas.
- água
- 200ml de leite
- 3 folhas de louro
- alecrim seco
- azeite
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho amassados
- 1 pimentão vermelho picadinho
- 2 pimentas dedo de moça, sem sementes picadinhas
- 2 tomates picados
- ½ maço de salsinha picadinha
- ½ maço de cebolinha picadinha
- sal a gosto
Modo de Preparo:
Primeiro dessalgue o bacalhau, colocando de molho de uma dia para outro e troque a água por pelo menos 3 vezes. Depois, numa panela, coloque o bacalhau dessalgado e escorrido, coloque o louro, o alecrim, o leite e complete com água até cobrir. Leve ao fogo para cozinhar por cerca de 30 minutos. Escorra e desfie.
Em uma panela, aqueça o azeite (bastante) e refogue a cebola e o alho, junte o pimentão e a pimenta, refogue bem, junte os tomates e deixe refogar até que desmanche. Acrescente o bacalhau, a salsinha e a cebolinha e acerte o sal. Deixe cozinhar até que todo o liquido formado evapore.
Montagem:
Num refratário regue azeite, coloque o bacalhau refogado, por cima coloque o molho de coco, polvilhe parmesão e leve ao forno, alto por cerca de 30 minutos para gratinar.
Sirva com arroz branco!

0 comentários: