segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Carne com Quiabo e Polenta Cremosa

carne-com-quiabo-e-polenta-01

Carne com Quiabo
- 1,5Kg de paleta cortada em cubos (bem limpos)
- 10 dentes grandes de alho amassados
- sal a gosto
- pimenta-do-reino a gosto
- 100ml de vinagre de maçã
- 10ml de óleo vegetal
- 2 tomates grandes, maduros, cortados em cubinhos
- 1 xícara (chá) de cheiro-verde (salsinha, cebolinha e manjericão) picadinho
- 1 colher (sopa) de molho de pimenta temperado (molho feito com pimenta dedo-de-moça, cebola, alho, ervas, azeite, vinagre, sal batidos no liquidificador)
- 500g de quiabo bem lavado, cortado em rodelinhas
- suco de dois limões
- óleo para fritar

Modo de Preparo:
No dia anterior, limpe bem a carne e corte em cubos. Tempere com o alho, o sal, a pimenta-do-reino, o vinagre de maçã e o cheiro-verde picado. Deixe tomar gosto por pelo menos 12 horas.
Comece a receita cortando o quiabo em rodelinhas e coloque dentro de uma tigela. Regue com o suco de limão e deixe por 15 minutos. Escorra bem como uma peneira (não lave). Numa panela de fritura aqueça o óleo e frite as rodelinhas de quiabo até que fiquem douradas (esse processo evita a formação da famosa baba do quiabo). Escorra em papel toalha e reserve.
Numa panela de pressão, aqueça os 10ml de óleo e doure bem a carne, vá fritando com calma e pingando todo o líquido e temperos da marinada. Deixe que vá formando uma crostinha tostada e a carne bem marronzinha. Junte os tomates picados, o molho de pimenta, deixe refogar.  Coloque cerca de 300ml de água, tampe a panela e deixe pegar pressão, conte 30 minutos. Abra a panela, mantenha o fogo baixo, mexa e veja se a carne está bem cozida (quase desmanchando). Acrescente as rodelinhas de quiabo reservadas, acerte os temperos e sirva sobre a polenta.

carne-com-quiabo-e-polenta-03

Polenta Cremosa:
- 3 dentes de alho amassados
- 1 fio de óleo vegetal
- 1 cubo de caldo de carne (ou sal)
- 2 e ½ litros de água
- fubá mimoso quanto for necessário (cerca de 200g de fubá)
- 1 caixinha de creme de leite

Modo de Preparo:
Na panela de pressão doure o alho no óleo, acrescente a água, o caldo de carne, mexa. Com a água ainda fria, vá juntando o fubá aos poucos e mexendo sem parar com o fuêt (ou com a colher de pau). Quando alcançar o ponto de creme feche a panela e conte 10 minutos assim que pegar pressão. Abra, mexa vigorosamente até obter um creme liso. Junte a caixinha de creme de leite, misture muito bem e sirva!

carne-com-quiabo-e-polenta-02

Truque: caso a polenta empelote quando você estiver acrescentando o fubá na água, mexa vigorosamente para o sentido inverso e os pelotinhos dissolverão.

Dica: eu gosto de colocar uns cubinhos de queijo meia-cura picado na travessa que vai colocar a polenta quente.

3 comentários:

Drika disse...

Que carne maravilhosa! Mas se eu fizer uma dessa aqui em casa, tenho que fazer outra sem o quiabo para marido e minha pequena, por isso fico resistindo. hehe

Eli disse...

Meu Deus, MORRI com essa foto - amo polenta e quiabo então nem se fala, pra mim esta perfeito.

Eli

chris disse...

que delicia... adoro