A cozinheira

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Mapará de Alecrim com Molho de Leite de Coco e Purê de Legumes

Estava com vontade de comer um peixinho saboroso, com leite de coco, mas que não fosse moqueca. Não encontrei nenhuma receita do meu agrado, procurei de monte, mas nada. Resolvi fazer do modo que eu imaginava que ficaria bom, pegando uma idéia dali e daqui, e colocando meu toque e meu jeito de fazer. E ficou exatamente com o sabor que eu queria! Fiquei tão feliz com o resultado deste prato!!! Espero que vocês gostem.mapará-de-alecrim-com-molho-de-leite-de-coco-e-purê-de-legumes

Ingredientes (p/ 4 pessoas):
- 4 filés de mapará
- suco de 1/2 limão
- 1 colher (café) de ervas finas
- 1 dente de alho amassado
- pimenta-do-reino branca
- sal a gosto
- 4 colheres (sobremesa) de alecrim
- azeite aromatizado e alho Borges para grelhar

Molho:
- 1 colher (sopa) de manteiga
- azeite de oliva extra virgem a vontade (usei Borges)
- 1/2 cebola picadinha
- 1 tomate picado em cubinhos
- sal a gosto
- uma boa pitada de pimenta calabresa (se tiver, use 1 dedo-de-moça sem sementes picadinha)
- 1 vidro de leite de coco
- 2 colheres (sopa) de requeijão
- sal a gosto

Purê:
- 2 batatas cozidas e amassadas
- 1 cenoura grande cozida e amassada
- 2 mandioquinhas cozidas e amassadas
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1/2 cebola picadinha
- salsinha e cebolinha picadinhos a gosto
- 1/2 xícara (chá) de leite desnatado
- sal e pimenta-do-reino branca a gosto

Modo de Preparo:
    Comece temperando os filés de mapará. Deixe-os tomando gosto, temperado com o suco de limão, o sal, a pimenta branca e as ervas finas.
    Purê de Legumes: numa panela, derreta a manteiga e doure a cebola. Junte os legumes amassados e mexa. Coloque o leite, a salsinha e a cebolinha, tempere com sal e pimenta a gosto e vá mexendo até tomar a consistência desejada. Reserve.
    Molho de Leite de Coco: Numa frigideira funda, derreta a manteiga e doure a cebola, junte o azeite (uma boa quantia) e deixe refogar. Junte o tomate, tempere com sal e pimenta calabresa e deixe refogar bem, até que os tomates murchem bem. Junte o leite de coco, o requeijão, acerte o sal e deixe apurar por uns 10 minutos em fogo baixo. Reserve.
    Mapará: numa frigideira antiaderente, coloque azeite de alho (umas 4 colheres de sopa) deixe aquecer um pouco e coloque dois filés, por cima coloque 1 colher de sopa de alecrim em cada um, tampe e deixe que sele. Quando as bordinhas do peixe começar a dourar, vire-os, tampe e deixe de doure do outro lado. Retire da frigideira raspando bem a crosta de alecrim para aderir ao peixe. Faça o mesmo com os outros dois filés. Reserve.
    Montagem: num prato ou travessa, arrume os filés de mapará, regue com o molho e guarneça com o purê. Você pode montar também as porções individuais e servir.
    Fica muito saboroso, pode fazer que eu garanto!

PS: O filé de mapará é ótimo, é bem branquinho, limpo, sem cheiro e gosto forte e sem espinhos. Ótimo para fazer quando temos alguém “enjoado” em casa!

7 comentários:

Silvia Arruda disse...

Eu não como peixe, mas confesso que me interessei pelo purê de legumes... hehe

Trainee de Cozinheira disse...

Oi Carina,

Gostei muito da sua idéia do peixe apesar de não conhecer marabá vou qualquer dia fazer com outro tipo de peixe.Bjs

Maura

Vicentina disse...

Carina, este peixinho deve ter ficado muito bom, as receitas inventadas muitas vezes são as melhores.
Bjs

welze disse...

adorei as batatas do post anterior. esse peixinho está de bom tamanho também, e aqui em casa a enjoada sou eu. Não curto muito peixe mas como por ser saudável. Não conheço esse peixe, vou me informar onde tem por aqui. valeu a dica

Fla disse...

Não conhecia este peixe. Adorei a receita inteira, o purê então deve ficar muito bom.
Bjs

Marlene Maravilha disse...

Eu sou vegetariana, mas de vez em quando como um peixinho. Este está uma delicia, mas nao conheco o mapará. Gosto dos temperos e desta mistura que é uma arte! Valeu!
beijo e um excelente fds!

+QueReceitas disse...

O que vocês acham que falta hoje em dia para quem lida com gastronomia em termos de informação e serviço? Ajudem-nos a desenvolver a gastronomia no Brasil! Nós precisamos das suas sugestões e comentários! Somos do +QueReceitas, um portal que busca promover o avanço da gastronomia por meio da colaboração dos amantes e profissionais da área na troca de informação e conhecimento.

Embora o +QueReceitas já disponha de várias ferramentas úteis para quem trabalha ou se interessa por gastronomia, gostaríamos de saber se ainda existe algo que faça falta e que não esteja sendo contemplado no portal. Pedimos que nos ajudem a criar um site de utilidade pública!

Mandem sugestões através do contato do site (www.maisquereceitas.com.br). Obrigado.

+QueReceitas – O portal do conhecimento gastronômico