A Dona Angélica é mão de um amigo (o Was – “cumpadi”) e ela faz uma torta de frango que todo mundo ama… A massa dela é muito boa! Daí, eu pedi a receita e resolvi tentar fazer. Ficou muito boa, apesar de eu ter dado uma exageradazinha no sal… ops. Segue a receita!
Massa:
- 2 tabletes de fermento para pão
- 4 colheres (sopa) de óleo
- 1 copo grande de leite morno (não muito quente)
- 1 colher (sopa) de sal
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1 ovo
- 1 colher de margarina
- farinha de trigo até dar liga (aproximadamente 700gr)
Numa tigela, coloque o fermento e o leite morno e dissolva. Junte o restante dos ingredientes aos poucos, deixando por último o trigo. Sove a massa muito bem, muito bem mesmo! Deixe descansar uns 40 minutos.Recheio:
- 1 peito de frango cozido e desfiado
- 2 dentes de alho amassados
- 1 cebola média, picadinha
- 1 tomate picadinho
- salsinha, cebolinha e manjericão picadinhos a gosto
- azeite ou óleo (para refogar)
- 1 colher (sobremesa) de colorau
- milho e ervilha (opcional)
- 150gr azeitonas verdes picadinhas
- 1 caldo de galinha
- sal e pimenta-do-reinoa gosto
- 800gr de catupiry
Numa panela, aqueça o azeite e refogue o alho. Junte a cebola e frite. Junte o tomate, refogue bem, junte a salsinha, a cebolinha e o manjericão, o caldo de galinha, o colorau, o milho, a ervilha e a azeitona. Quando estiver bem refogado, junte o frango desfiado, misture bem, acerte o sal e a pimenta. Abaixe o fogo e junte o catupiry, misture tudo e pronto!Montagem:
Divida a massa em duas partes, abra a primeira parte e forre uma assadeira grande, espalhe o recheio, e cubra com a outra parte da massa.
Você pode fazer o recheio que quiser, essa foi só uma sugestão!
2 comentários:
Carina,
Parabéns pelo Blog, me identifiquei de cara com ele. Também estudei o que não gosto pra trabalhar e trabalho no que gosto mas não consigo estudar :) e adoro cozinhar.
Quanto a massa da torta, vc diz para sovar muito bem. Segundo dizem os mestres (a dica é o Jamie Oliver), sovar trabalha o gluten da farinha e faz a massa ficar mais seca e crocante (como a casca de pão), e na realidade deveríamos misturar até ficar homogêneo, fazer uma bola e parar por aí. Já fiz assim e deu muito certo.
Gostei muito da sua massa de liquidificador também.
Oi Marcelo
então... daí acho que depende muito do gosto, tem quem prefere mais macia e tem quem prefira crocante... Nesse caso, eu coloquei exatamente do jeito que a Dona Angélica faz, porque como todo mundo gosta, achei melhor ensinar do jeito dela. Mas, concordo com você na questão da liberação de gluten e maciez, daí tem que fazer conforme agradar...
acho que é isso
abraços
Carina
Postar um comentário