A cozinheira

terça-feira, 22 de julho de 2014

Risoto de Frango (Quase igual ao da Escola)

Oi Pessoal
Quem estudou em escola pública deve lembrar da hora da merenda, não é mesmo? Na minha época (que coisa de velho falar isso, rs) os pratos clássicos da merenda eram: sopas, arroz doce, polenta com molhinho de carne moída, cachorro quente e o meu preferido risoto de frango.
Só que risoto de frango da escola não é feito com arroz arbóreo, é o básico do arroz agulhinha mesmo! Dei a minha cara para o prato, fiz e matei a vontade que deu de comer risoto de escola!
risoto-de-frango-03
Ingredientes:
- 1 peito de frango cozido e desfiado
- azeite para refogar
- 1 cebola picadinha
- 4 dentes de alho picadinhos
- 2 tomates picadinhos
- 1 cenoura grande picada em cubinhos
- 2 talos de salsão picadinho
- 1 sachê de molho pronto
- salsinha, cebolinha e manjericão picadinhos
- pimenta a gosto
- 2 xícaras (chá) de arroz cru
- 5 xícaras (chá) de caldo de galinha
- 200g de parmesão ralado
Modo de Preparo:
Numa panela grande refogue o alho e a cebola no azeite. Junte o tomate, o salsão e a cenoura, misture bem. Acrescente o frango desfiado, o arroz cru, misture. Junte o molho e o caldo de galinha e misture bem. Coloque metade das ervas e pimenta do reino conforme seu gosto deixe cozinhar o arroz até o ponto desejado (da maneira normal), de vez em quando mexa para não grudar no fundo. Quando estiver pronto, coloque o restante das ervas e o queijo ralado, dê uma leve misturada e sirva!

3 comentários:

Telita disse...

Ficou com um ar apetitoso.

______________________
Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

feedly - bloglovin' - Facebook


Felipe Marinho disse...

Olá! O risoto da escola pública realmente tinha um sabor diferenciado, mas acredito que variava entre as escolas de acordo com as merendeiras. Onde estudei ele não era cremoso. Na época eu brincava dizendo que parecia ração, mas a verdade é que eu gostava muito e hoje sinto falta daquele sabor. Vou testar sua receita para ver se fica parecido. Se quiser, visite meu Canal no YouTube e se inscreva: http://www.youtube.com/aaignorancia?sub_confirmation=1 Abraços!

LUIZ CARLOS DE AZEVEDO disse...

Oi, Que legal encontrar mais alguém marcado pelo "risoto da escola", que vinha para a escola em pacotes lacrados e tinha uns carimbos da educação publica coisa do tipo, também tinha a sopa de macarrãozinhos em forma de estrelinha e acho que legumes e carne muito pequenos misturados, no mesmo pacote.
Eu também sou dessa época e tenho saudades daquele risoto seco, já perguntei para varias pessoas, restaurantes, ninguém sabe fazer, testei algumas receitas cremosas, resolvi procurar na net e de cara encontrei seu blog. Parabéns pelo post, vou testar sua receita. abç.