A cozinheira

terça-feira, 22 de abril de 2014

Almondegas de Berinjela

Oi Pessoal
E na sexta-feira aqui em casa não se come carne vermelha, mas também não estava afim de comer bacalhau… como meu homem-reforma resolveu pintar a casa, podem imaginar o que aconteceu por aqui neste feriado prolongado, não é mesmo?? Então, eu e minha mãe, resolvemos fazer comidinhas gostosas e simples… para alimentar o corpo, a alma e o coração!
Nosso almoço teve: Arroz à Grega, Salada de Batata com Ovos, Iscas de Peixe Empanado (que vem no próximo post) e as Almondegas de Berinjela… tudo muito bom, eu fiquei muito feliz com o almoço aqui em casa e compartilho essa receitinha com vocês:
almondega-de-beringela-01
Ingredientes:- 2 berinjelas grandes cortadas em cubos
- água e sal para cozinhar
- 2 pães amanhecidos ralados
- 2 ovos inteiros
- cebolinha a gosto
- 100g de parmesão ralado
- sal e pimenta do reino a gosto
- 2 dentes de alho amassados
- cerca de 5 colheres (sopa) de farinha de trigo
- mais trigo o suficiente para empanar
Óleo para fritar.
Modo de Fazer:
Numa panela grande coloque a berinjela lavada e picada para cozinhar em água e sal até que fique macia mas não desmanche. Escorra muito bem numa peneira (esprema com as mãos para ajudar a sair a água). Coloque essa berinjela cozida numa tigela. Acrescente os ovos, o alho amassado, a cebolinha picada, o pão ralado, o queijo ralado, a pimenta do reino, acerte o sal e vá acrescentando as colheradas de trigo aos poucos, até que fique uma massa que dê para fazer bolinhas (a massa fica molinha, ainda gruda um pouco nas mãos, por isso preferi fazer bolinhas com a ajuda de duas colheres de sopa).
Pegue uma colherada da massa e modele com a ajuda de outra colher, coloque num prato com trigo e empane retirando bem o excesso. Frite em óleo quente.
almondega-de-beringela-02
Você pode servir como aperitivo, acompanhada de molhinhos ou também fazer um molho vermelho, colocar as almondegas já fritas e servir com um bom espaguete!
Obs.: na farinha de trigo de empanar eu misturo uma colher (sopa) de fermento em pó.

6 comentários:

Tertúlia da Susy disse...

Não conhecia, gostei!

Sabores Autenticos disse...

Que aspeto tão gostoso!
Bjs

Trainee de Cozinheira disse...

Oi Carina eu tenho essa receita separada pra fazer mas não me lembro de onde...vi a sua e confirmei que deve ficar uma delícia mesmo!!! bjs
PS: gosto de pessoas de bom humor como vc! vejo isso no face!

kelldias disse...

Olá Carina, conheci seu blog ontem e ADOREI!!!
Na receita das almôndegas de beringela posso substituir o pão ralado , pela farinha de pão moída? (vende na padaria perto de casa, e acho prático)...bjus

kelldias disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Meninas, fica muito boa mesmo!

eu tinha essa receita, de algum site que peguei... só mudei algumas coisas: acrescentei o queijo ralado e diminui um pão ralado... abraços

Maura querida... muito obrigada! Você sabe que sou sua fã!! beijo

Kell
pode substituir sim... acho que umas 5 colheres de sopa subsitui bem 2 pães inteiros.

Abraços para todas e vocês e muito obrigada pela visita!