A cozinheira

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Bolo de Laranja e Cenoura

Oi Pessoal
Essa semana comecei a trabalhar em novo horário. Antes eu entrava ao meio dia e saia as nove da noite, era bem ruim para preparar alguma coisa para comer, optava quase sempre por algo prático, almoço fora de casa ou comidinhas prontas da padaria. Agora, nesta segunda-feira, comei a fazer o horário das 7:45 às 16:45, então chego em casa cedo, dá para preparar coisinhas gostosa para jantar ou mesmo para um lanche. Vamos ver se aproveito esse tempo livre, crio vergonha na cara e aproveita para fazer uns exercícios, né?!!
Bom, aproveitando, o Homem-experimentator já fez seu pedido, e está prontinho! Esse bolo de laranja e cenoura é fácil de fazer, fica fofo e muito gostoso!
Bolo-de-Cenoura-e-Laranja-03
Ingredientes:
- 1 laranja com casca (sem sementes e sem a parte branca do meio)
- 1 cenoura grande com casca cortada em rodela
- ¾ de xícara (chá) de óleo
- 1 ½ xícara (chá) de açúcar
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 3 ovos
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 pedaço de gengibre (opcional)
Calda
- suco de duas laranjas
Modo de Preparo:Levar ao liquidificador a laranja, a cenoura, o óleo, o açúcar, os ovos e o gengibre. Bater bem por 2-3 minutos. Em uma tigela peneirar a farinha de trigo e o fermento. Misturar bem os líquidos e os sólidos com um fuet ou uma colher de pau. Não precisa mexer muito, só o suficiente para misturar bem todos os ingredientes. Transferir a massa para uma assadeira untada e enfarinhada (utilizei uma assadeira retangular). Levar ao forno pré-aquecido (180ºC) por aproximadamente 40 minutos, ou até que esteja levemente dourado na superfície e ao enfiar um palito esse saia limpo.
Quando o bolo estiver pronto, retire do forno e fure ele todo com o garfo, ainda quente, espalhe o suco de laranja por cima, espere esfriar e sirva!
Você pode fazer uma calda de laranja, se preferir, usando o suco de 2 laranjas, 3 colheres (sopa) de açúcar, leva tudo ao fogo até engrossar.
O tamanho da cenoura pode variar, por isso, se for preciso, mude a quantidade de farinha de trigo (eu usei uma das grandonas, que servem por duas de tamanho normal).

2 comentários:

Érica disse...

Hummm! Nunca experimentei bolo de cenoura com laranja, mas esse me deixou com água na boca.
bjs

Unknown disse...

Delicioso! Estou comendo e tomando uma xícara de café com leite. Muito obrigada pela receita