sexta-feira, 22 de abril de 2016

Costelinha de Porco e Penne ao Limão

Oi Pessoal

Adoro carne de porco, na minha opinião é a carne mais saborosa!
Assada, frita, braseada, refogada, desfiada... como for, bem temperadinha, levemente adocicada, azedinha de limão... a diversidade é imensa!
Esses dias fui ao mercado e encontrei uma bandeja com 5 ripas de costela de porco, bem bonitas, carnudas então levei para casa. Resolvi fazer neste feriadinho, onde o tempo para a cozinha é maior e mais tranquilo. É bem fácil e o penne com limão acompanha muito bem! Bora para a receita:



Você vai precisar de: 5 ripas de costelinha de porco, alho em pó, sal, páprica picante, vinagre balsâmico caramelado, suco de limão.

Modo de Preparo: Pelo menos 8 horas antes, coloca as ripas num saco de assar, e junte os temperos conforme seu gosto, misture muito bem, feche o saco e arrume numa assadeira forrada com papel alumínio e deixe descansar na geladeira. Aqueça o forno 220º e leve a carne do jeito que ela está arrumadinha na assadeira e deixe assar por 30 minutos. Retire do saco de assar, coloque um pouco de gordura (pode ser de porco ou manteiga) por cima e deixe dourar dos dois lados. Leva mais ou menos uns 20 minutos de cada lado. quando estiver bem dourada, macia e bem cozida está pronta.

*Não deixe tempo demais pois a carne pode ressecar e não fica bom.
*Dependendo do forno, pode demorar mais ou menos tempo.

Para o macarrão: cozinhei cerca de 1/3 do pacote de penne, escorri ligeiramente (deixando ainda um pouco da água). Nele ainda quente, você junto azeite, 2 limões espremidos, sal, pimenta do reino, parmesão ralado e bastante cebolinha picada, dai é só misturar bem e servir!

Espero que gostem!!

abraços

0 comentários: