terça-feira, 4 de março de 2014

Quiche de Abobrinha com Leite de Coco

Olá Pessoal
Carnaval foi bom aí?? Aqui foi! Apesar de não ter sido muito agitadão, não costumo pular carnaval, nem sair em desfiles; mas boa companhia e boa conversa rolou de monte nesses dias!
Depois de muito comer e muito beber, nesta terça de carnaval (que foi bem tranquila) resolvi fazer um almocinho leve, para cuidar um pouco do estômago coitado!
Essa quiche eu “criei” observando alguns posts que vi e misturando todos e dando meu toque, ficou bom!!
quiche-de-abobrinha-02
Ingredientes:
Massa:- 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral)
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo comum
- 2 ovos
- 5 colheres (sopa) de margarina
- 1 xícara (chá) de parmesão ralado
Recheio:
- 3 dentes de alho amassados
- 1 cebola roxa picadinha
- azeite
- 1 talo de alho poró fatiado
- 2 abobrinhas italianas (grandes) bem lavadas e picadas em cubinhos
- 150g de peito de frango defumado fatiado e repicado
- pimenta do reino a gosto
- cebolinha picada a gosto
- sal a gosto
Creme:
- 1 colher (sopa) de margarina
- 200g de gorgonzola picado
- 300ml de leite
- 1 vidro de leite de coco
- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 2 ovos
- 100g de parmesão ralado
- tomatinhos cereja para decorar (usei uma caixinha)
Modo de Preparo:
Massa: Numa tigela, coloque todos os ingredientes e amasse bem com as mãos até formar uma bola. Enrole no filme plástico e deixe na geladeira enquanto faz o recheio.
Recheio: Numa panela, refogue o alho, a cebola e o alho poró no azeite, quando estiver começando a dourar, junte o frango defumado (pode usar peito de peru fatiado) e misture bem. Acrescente a abobrinha picada e deixe refogar bem. Coloque sal e pimenta do reino, conforme seu gosto, quando secar a água que a abobrinha solta, desligue o fogo e junte a cebolinha, misture e reserve.
Creme: Numa tigela misture o trigo, o leite e os ovos, bata muito bem. Numa panela, coloque a manteiga e o gorgonzola, em fogo baixo, e deixe derreter. Junte o leite de coco, misture bem. Acrescente a mistura da tigela (ovo, trigo e leite) e misture sem parar até engrossar. Acrescente o parmesão e se for necessário, a certe o sal.
Montagem:
Numa assadeira (pode ser de fundo removível), arrume a massa, moldando com as mãos até cobrir todo o fundo e lateral. Espalhe por cima o refogado de abobrinha e peito de frango defumado e depois cubra com o creme. Enfeite com os tomatinhos cereja e leve ao forno alto, pré-aquecido para assar. Desligar quando a massa estiver bem assada. Sirva com salada.
PS: não deu tempo de esperar esfriar para tirar a foto!

0 comentários: