sábado, 15 de junho de 2013

Iscas de Alcatra com Cachaça e Gorgonzola

Oi pessoal
Final de semana prolongado aqui em Piracity, ótimo para descansar e colocar a vida em dia. Ultimamente tenho passado por alguns momentos chatos, de insatisfação (vida, dinheiro, trabalho, família)… e acho que é até por isso que não tenho aparecido muito por aqui, pois me falta um pouco de ânimo para falar com vocês. Não parei de cozinhar, apesar de ter frequentado a cozinha com menor frequência, mas tenho muita coisa boa para compartilhar com vocês.
Essa receita de hoje, foi uma remodelagem de uma receita que eu vi aqui em casa, mudei algumas coisas e adaptei conforme meu gosto e os produtos que eu achei mais interessante.
iscas-de-alcatra-com-cachaça,-melado-e-gorgonzola-02
Ingredientes:
- 1kg de miolo de alcatra cortado em tiras
- tempero seco para a carne
- azeite e manteiga para refogar
- 1 pimenta dedo-de-moça picadinha
- 1 cebola grande cortada em tiras
- água conforme necessário
- 10ml de cachaça
- 2 colheres (sopa) de melaço de cana
- sal a gosto
- 200g de queijo gorgonzola esfarelado
- 3 colheres (sopa) de maionese
- cebolinha picadinha a gosto
Modo de Preparo:
Corte a carne em tiras (como strogonoff), e tempere a seu gosto (eu usei um pouco de Amaciante para carne Maggi). Deixe tomar gosto por uns 15 minutos.
Numa frigideira grande e antiaderente, coloque uma parte do azeite e uma colher (sopa) de manteiga, deixe derreter, coloque a pimenta dedo-de-moça, misture bem. Coloque a carne e deixe fritar até dourar. Retire da frigideira e arrume em um refratário.
Na mesma frigideira (com a “sujeira” da carne), coloque azeite e aqueça em fogo baixo. Junte a cebola e deixe que doure um pouco. Coloque a cachaça, polvilhe uma pitada de sal, misture bem. Junte o melaço e misture (pingue água sempre que necessário). Acrescente a maionese, e metade do gorgonzola, misture muito bem e coloque água até acertar um ponto para o molho, que fique cremoso, sem queimar e sem ficar ralo. Retire esse molho, e espalhe por cima da carne reservada.
Polvilhe por cima o restante do gorgonzola esfarelado e a cebolinha, sirva com arroz branco.
Gente, isso ficou bom, mas tão bom que quase faltou!!! Também pode ser servido como aperitivo acompanhado de pão francês.

0 comentários: