A cozinheira

sábado, 30 de abril de 2016

Bolo de Cenoura com Brigadeiro Dentro

Oi Pessoal

O friozinho chegou essa semana (eu amo esse frio!) e com ele chega a vontade de comer comidinhas gostosas, quentinhas e gordinhas. Frio lembra. sopinha, chocolate quente, chá e bolo fresquinho!
Por isso, hoje o blog está bem docinho e delicioso, para recepcionar esse "climinha" gostoso de frio e a "miguxa" que volta das férias!

Vi uma foto deste bolo pela internê e resolvi fazer aqui. Usei uma receita tradicional de bolo de cenoura e de brigadeiros, segue abaixo o passo a passo certinho para vocês:


Primeiro faz o brigadeiro do recheio:
- 1 lata de leite condensado
- 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 1 colher de (sopa) de manteiga

Preparo: colocar tudo na panela, misture tudo bem e leve ao fogo mexendo sempre até que fique consistente e desgrude fundo da panela. Deixe esfriar, faça bolinhas e empane na farinha de trigo. Reserve.

Bolo:
- 3 cenouras grandes
- 3 ovos
- 1 e 1/2 xícara(chá) de açúcar
- 1/2 xícara (chá) de óleo
- 1 colher (sopa) de fermento
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo

Preparo: no liquidificador bata os ovos, o óleo e as cenouras até ficar um creme bem homogeneo. Coloque essa mistura numa tigela e vai acrescentando o açúcar e o trigo aos poucos. Por último coloque o fermento e misture bem. Numa fôrma de buraco no meio untada com óleo e farinha de trigo coloque a massa e distribua os brigadeiros pela massa (o trigo ajuda que o brigadeiro não afunde).
Leve para assar em forno préaquecido 210º,por cerca de 40 minutos. Quando estiver dourado por cima, faça o teste do palito, se sair limpo está pronto. Retire do forno e deixe esfriar para desenformar.

Enquanto isso, prepare o brigadeiro da cobertura:
- 1 lata de leite condensado
- caixinha de creme de leite
- 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 1 colher de (sopa) de manteiga

Preparo: colocar tudo na panela, misture tudo bem e leve ao fogo mexendo sempre até que desgrude fundo da panela.

Espalhe este brigadeiro mole por cima do bolo desenformado e enfeite com chocolate granulado.

Pronto, agora é só servir... com café quentinho vai muito bem!

Abraços

terça-feira, 26 de abril de 2016

Pão de Queijo de Frigideira

Oi Pessoal

Hoje trago um ótima sugestão para deixar seu café da manhã ainda mais gostoso ou até seu lanche da tarde, esse Pão de queijo de frigideira é fácil de fazer, fica pronto rapidinho e todo mundo vai se apaixonar com certeza. Eu viciei nisso e tenho feito com frequência!!!



Você vai precisar de:
  • 1 ovo batido, 
  • 1 colher (sopa) de requeijão (pode ser light), 
  • 2 colheres de tapioca
  • um punhado de parmesão ralado
  • uma pitada de sal

Preparo: numa tigelinha bate o ovo, junta o requeijão e o sal e bate bem com o garfo, junta o restante dos ingredientes e mistura muito bem. Depois é só grelhar dos dois lados numa frigideira antiaderente como se fosse uma omelete e está pronto.

Você pode rechear com queijo, presunto, peito de peru.... como quiser!
Eu costumo colocar uma fatia de muçarela quando viro o pãozinho de queijo para grelhar do outro lado e coloco uma tampa para que o queijo derreta, depois dobro ao meio e fica igual esse da foto. Também gosto muito dele simples, quentinho só com uma colherinha de manteiga por cima para derreter... é uma delícia!!!

Abraços!!!

sábado, 23 de abril de 2016

Rolinho de Berinjela Parmegiana

Olá Pessoal

Hoje trago uma receita deliciosa com meu legume favorito: berinjela!!
Amo muito berinjela, além de saudável ela é muito versátil, dá para fazer inúmeras receitas (aqui no blog tem um monte!) e fica sempre muito saborosa.

Eu fiz só uma berinjela grande, ela era bem gordinha então rendeu cerca de 10 fatias no sentido do comprimento. Uma dica para quando for escolher berinjela é olhar muito bem a casca se não tem furo, principalmente próximo às extremidades, berinjela furada na certa tem bicho dentro.

No recheio dos rolinhos você pode colocar o que preferir: presunto, presunto cru, muçarela, muçarela de búfala, queijo coalho, calabresa... e por aí a fora.

Bora lá para a receita: 




Você vai precisar de:
  • 1 berinjela grande
  • molho de tomate
  • presunto fatiado
  • muçarela fatiada
  • pedacinhos de queijo gorgonzola
  • queijo parmesão ralado
  • sal, pimenta e azeite

Modo de preparo:
Fatie as berinjelas no sentido do comprimento e salpique sal, deixe descansar por 20 minutos. Ela soltará água e não ficará amarga. Lave bem e seque as fatias de berinjela.
Numa frigideira antiaderente untada com azeite grelhe as fatias de berinjelas dos dois lados. Pegue uma fatia grelhada, recheie com uma fatia de muçarela, uma de presunto e um pedacinho pequeno de gorgonzola, enrole bem firme e arrume num refratário (coloque molho no fundo do refratário). Faça isso com todas as fatias de berinjela, cubra com molho e parmesão ralado e leve ao forno alto, 220º, para gratinar (cerca de 20 minutos).

Você pode servir com arroz, macarrão ou só ela mesmo porque fica ótima!!!

Abraços.

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Costelinha de Porco e Penne ao Limão

Oi Pessoal

Adoro carne de porco, na minha opinião é a carne mais saborosa!
Assada, frita, braseada, refogada, desfiada... como for, bem temperadinha, levemente adocicada, azedinha de limão... a diversidade é imensa!
Esses dias fui ao mercado e encontrei uma bandeja com 5 ripas de costela de porco, bem bonitas, carnudas então levei para casa. Resolvi fazer neste feriadinho, onde o tempo para a cozinha é maior e mais tranquilo. É bem fácil e o penne com limão acompanha muito bem! Bora para a receita:



Você vai precisar de: 5 ripas de costelinha de porco, alho em pó, sal, páprica picante, vinagre balsâmico caramelado, suco de limão.

Modo de Preparo: Pelo menos 8 horas antes, coloca as ripas num saco de assar, e junte os temperos conforme seu gosto, misture muito bem, feche o saco e arrume numa assadeira forrada com papel alumínio e deixe descansar na geladeira. Aqueça o forno 220º e leve a carne do jeito que ela está arrumadinha na assadeira e deixe assar por 30 minutos. Retire do saco de assar, coloque um pouco de gordura (pode ser de porco ou manteiga) por cima e deixe dourar dos dois lados. Leva mais ou menos uns 20 minutos de cada lado. quando estiver bem dourada, macia e bem cozida está pronta.

*Não deixe tempo demais pois a carne pode ressecar e não fica bom.
*Dependendo do forno, pode demorar mais ou menos tempo.

Para o macarrão: cozinhei cerca de 1/3 do pacote de penne, escorri ligeiramente (deixando ainda um pouco da água). Nele ainda quente, você junto azeite, 2 limões espremidos, sal, pimenta do reino, parmesão ralado e bastante cebolinha picada, dai é só misturar bem e servir!

Espero que gostem!!

abraços

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Linguicinha com Batata Doce

Oi Pessoal

Eu não sei como está na cidade de vocês mas aqui em Piracicaba está fazendo um calor do mal... sofri muito nesta Páscoa, fazendo meus ovinhos, porque o chocolate amolecia fácil... muito difícil embalar! Mas deu tudo certo.
Com todo esse calorão não é muito gostoso ficar muito tempo cozinhando, então tenho optado por comidinhas mais práticas e leves.
Essa receita é bem legal e fica muito saborosa... acompanhei com arroz branquinho e salada bem fresca!


Você vai precisar de:
- 600g de linguiça de pernil fininha cortatdas em pedaços de 4cm
- 4 batatas doces descascadas cortadas em cubinhos
- 1 cebola grande cortadas em quadrados
- 2 pimentas verdes cortadas em cubos
- salsinha e cebolinha a gosto
- azeite
- sal
- pimenta
- alecrim

Como fazer:
Numa tigela, misture a batata doce, a pimenta verde e a cebola com os temperos (sal, pimenta, alecrim, salsinha, cebolinha e azeite) misture muito bem.
Numa assadeira funda forrada com papel alumínio coloque a linguiça e por cima os legumes temperados. Cubra com papel alumínio e leve para assar por 20 minutos em forno 200º. Tire o papel alumínio e o excesso de líquido e deixe dourar as batas e a linguiça.

Fica muito bom, a batata doce fica deliciosa, pois ela absorve todos os temperos e não fica molenga.

Espero que tenham gostado, abraços!!