A cozinheira

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Brigadeiro de Paçoquita

OI Pessoal
Um docinho delicioso para adoçar o início da semana e a volta ao trabalho! Não sei se essa receita já existe, mas é bem simples e eu fiz o teste por conta própria… O resultado foi sensacional! O sabor da paçoquita fica perfeito!
brigadeiro-de-paçoquita-02
Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- um potinho de paçoquita cremosa
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 6 paçoquitas (dessas embrulhadinhas) esfareladas, como uma farofa
- forminhas de brigadeiro
Modo de Preparo:
Numa panela coloque o leite condensado, a paçoquita e a manteiga. Misture muito bem e leve ao fogo médio, mexendo sem parar até que fique consistente e desgrude do fundo da panela. Coloque num prato e deixe esfriar muito bem.
Faça as bolinhas e empane na farofinha de paçoquita (eu amassei as paçoquitas com o garfo, você pode passar no processador se preferir). Coloque em forminhas e pronto!!!

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Pão de Ló (para um Bolo de Morango com Chantilly)

OI Pessoal
Esse ano, no aniversário do Rogério Off Love, fiz um Bolo de Morango com Chantilly (todo ano tem bolo deste tipo no aniversário dele, porque é o que ele mais gosta!), mas pela primeira vez fiz o Pão de Ló e não comprei pronto no mercado (também uso shits!).
Fiquei feliz com o resultado, o bolo ficou delicioso, fofinho e úmido e morango e chantilly não tem muito como errar! Acabou rapidinho e nem consegui tirar foto do bolo inteiro!
bolo-de-aniversário---morango-e-chantilly-02
A receita do pão de Ló é essa aqui:
Ingredientes:- 4 gemas de ovo
- 4 claras de ovo em neve
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 ½ xícara (chá) de açúcar
- 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
- 1 xícara (chá) de Água fervente
Modo de Preparo:
Na tigela maior da batedeira, coloque as gemas com a água fervente e bata até a espuma subir até as bordas. Junte o açúcar e bata mais alguns minutos. Sem parar de bater, junte a farinha aos poucos, e bata de 20 a 30 minutos em batedeira comum (não bata menos tempo porque o resultado não é o mesmo). Desligue a batedeira. Junte o fermento em pó e as claras em neve mexendo delicadamente com movimentos circulares de baixo para cima. Leve para assar em forno pré-aquecido 240 graus, em fôrma untada e polvilhada com farinha de trigo. Antes de colocar no forno, bata a assadeira com a massa algumas vezes numa superfície para eliminar eventuais bolhas de ar. Asse em forno quente nos primeiros 10 minutos e depois abaixe para médio. Desenforme morno.
pão-de-ló
Depois de desenformado deixei esfriar bem e cortei ao meio (em duas partes na diagonal.
Bati metade de uma caixinha de morango, com 150ml de água e umas 4 colheres (sopa) de açúcar, umedeci as duas metades do bolo com este caldo.
Fiz um creme de confeiteiro da seguinte maneira: coloquei numa panela duas gemas, 1 caixinha de leite condensado, 1 colher (sopa) de baunilha, 500ml de leite, 3 colheres (sopa) de maizena, mistura tudo muito bem com o fuet e leva ao fogo médio, mexendo sempre até engrossar. Deixe esfriar. Misture neste creme cerca de uma caixinha de morangos picados (guarde alguns morangos bonitos para decorar, no total da receita usei duas caixas).
coloque uma metade do bolo umedecida sobre um prato grande, espalhe o recheio de morangos e creme, coloque por cima a outra metade do bolo já umedecida.
Cubra com chantilly (bati duas latas de creme de leite bem gelado com 6 colheres de açúcar) e decore com morangos e aquele caldinho que foi usado para umedecer o bolo.
Leve para gelar!

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Suco de Couve e Limão

Oi Pessoal
Nosso blog também é saúde!
Neste calor, sucos geladinhos vão sempre muito bem e se fizerem bem para o nosso organismo melhor ainda! Usar frutas e verduras frescas e evitar as polpas e industrializados é a primeira dica.
Esse suco verde é o mais comum de todos os Detox, certeza que muita gente conhece. Eu adoro!
detox-limão-com-couve
Coloque no liquidificador: 1 folha de couve bem lavada, suco de um limão, um pedaço de gengibre (conforme seu gosto), 200ml de água e gelo (uns 5 cubos). Bate tudo muito bem e pronto!
Se quiser, pode peneirar, acrescentar açúcar ou adoçante, mas eu gosto assim, do jeito que sai do liquidificador.
Abraços

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Risoto de Presunto di Parma e Champignon com Balsâmico Cremoso

Oi Pessoal
Este risoto foi o jantar aqui em casa um dia desses. Muito leve, e saboroso e esse balsâmico cremoso da Castelo fez toda a diferença!
risoto-de-presunto-di-parma-e-chamignon-01
Ingredientes:
- 1e ½ xícara (chá) de arroz arbóreo
- 1 colher (sopa) de manteiga + um fio de azeite
- 1 cebola pequena picada
- 1,5l de caldo de legumes
- 1 xícara (chá) de vinho branco seco
- 100g de presunto di parma cortado em tiras
- 100g de champignon fatiado
- sal se necessário
- finalizar com 2 colheres (sopa) de manteiga e 100g de parmesão ralado
- Balsâmico cremoso Castelo
Modo de Preparo:
Numa panela deixe o caldo de legumes aquecido. Em outra panela, aqueça a manteiga com o azeite e refogue a cebola até murchar. Junte o arroz e refogue até que os grãos fiquem branquinhos, junte o vinho, misture bem e deixe que o álcool evapore. Deixe a temperatura do fogo no médio, e vá acrescentando o caldo de legumes aos poucos, e mexendo com delicadeza. Quando o arroz estiver quase no ponto, junte o presunto e o champignon, continue acrescentando o caldo e mexendo até que o arroz fique cozido (não deixe amolecer demais). Para finalizar, coloque a manteiga e o parmesão ralado, misture bem, ele deve ficar al dente e cremoso. Arrume num prato e regue com o balsâmico.
Você pode reduzir o vinagre balsâmico em fogo baixo até que ele fique cremoso, como eu ganhei este da Castelo, usei por ser prático e muito gostoso.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Picanha Flambada na Cachaça – por: Fabio Lenza

Olá Pessoal
Hoje vamos ter no blog uma deliciosa receita de Picanha do nosso parceiro Fabio Lenza (conhece o site dele? então acesse: http://fabiolenza.com.br/)
Bora lá anotar as dicas e a receita e colocar em prática rapidinho:
Picanha Flambada na Cachaça:
A Picanha é um tipo de corte de carne bovina tipicamente brasileira. A origem do nome Picanha advém do tratamento talhante Italiano, nomeadamente do corte Picatta . É um dos cortes mais suculentos, em minha opinião. Compartilho com vocês essa receita com cachaça que dá um requinte ao gosto da carne.
140904_Blog_CarneFamblada
Ingredientes (mais de 3 pessoas):
- 1 peça de picanha
- 2 colheres (sopa) de tempero batido (alho, cebola, alho poró, salsa, sal e óleo)
- 6 dentes de alho inteiros
- 1 colher (sobremesa) de manteiga
- ½ copo de cachaça ou conhaque
- 1 litro de suco de laranja
- 2 cebolas médias inteiras com cravo nas pontas
- 2 folhas de louro
- 1 pitada de noz moscada
- Pimenta calabresa a gosto
- 1 colher (sopa) de amido de milho
Modo de Preparo:
Com o auxílio de uma faca, fure a peça de picanha e introduza os dentes de alho em cada furo. Tempere com a pasta de tempero. Aqueça uma panela e doure a picanha dos dois lados, no azeite e na manteiga. Deixe dourar bem começando sempre com o lado da gordura. Depois de dourada, flambe-a na cachaça e acrescente a pimenta, as folhas de louro, a noz moscada e o suco de laranja.
Deixe na pressão por aproximadamente 25 minutos. Retire do fogo e espere a pressão da panela sair. Retire a picanha, fatie e coloque em uma travessa. Coe o molho da panela e leve novamente ao fogo. Acrescente o amido de milho e mexa até o molho engrossar.
Regue a carne com o molho e sirva com farofa.
PULO DO GATO
Caso o suco da laranja esteja ácido, acrescente 1 colher (sopa) de açúcar.

Se você gostou desta receita, vai adorar esta aqui também: http://fabiolenza.com.br/2014/10/picanha-invertida-com-farofa-de-banana/#.VGEvHvnF-Pt
É uma picanha invertida recheada e acompanha uma deliciosa farofinha de banana!!! Deu água na boca, passa lá para conhecer o site do Fábio!
abraços

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Brigadeiro de Creme de Avelã

Oi Pessoal
Nada como um docinho para adoçar a vida da gente! Fiz esses brigadeiros de creme de avelã, ficaram muito bons e compartilho com vocês:
brigadeiro-de-creme-de-avelã-02
Ingredientes:- 1 lata de leite condensado
- 150g de creme de avelã
- 2 colheres (sopa) de cacau em pó
- 1 colher (sopa) de manteiga
- castanha de caju triturada para empanar
- forminha
Modo de Preparo:
Coloque todos os ingredientes numa panela e misture bem, leve ao fogo médio, mexendo sempre até ficar firme e desgrudar do fundo da panela. Coloque num prato untado e leve para esfriar na geladeira. Depois é só pegar as colheradas, fazer bolinhas e empanar na castanha de caju e arrumar nas forminhas!
Se você encontrar avelãs e triturar, fica mais legal.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Medalhão de Berinjela e uma historinha

Olá Pessoal
Sei que ultimamente andei muito displicente com este blog, mas eu não estou passando por um período muito animador.
Todos ano, na noite de Ano Novo, desejo que o ano que vai começar seja sempre melhor que o ano que está acabando e se possível, que seja melhor em todos os sentidos. Nos últimos anos, passei por várias instabilidades financeiras (nada grave, mas alguns momentos meio apertados) mas onde tudo foi resolvido, de alguma maneira. Este ano de 2014, foi um bom ano neste sentido, foi o mais tranquilo dos últimos tempos (até que enfim! rs). Mas, como nada pode ser muito perfeito, meu problema de saúde (já contei por aqui que tenho Hipertensão Pulmonar) que estava totalmente estabilizado e me deixando ter uma vida praticamente quase normal, resolveu me dar uma rasteira e trazer novos problemas. Passei alguns dias bem triste e ainda me pego bem chateada com a situação. Devido a este novo problema, não posso mais ficar tanto tempo na cozinha (essa é apenas uma das coisas que não posso fazer… na verdade, nada que exija esforço físico, nada que eu beba muito líquido e nada que canse demais. Não poder cozinhar como eu sempre fiz me deixou desanimada e nem miojo eu tenho vontade de fazer!
Mas aos poucos tenho tentado fazer uma coisinha ou outra e voltando a postar no blog. Acredito que isso seja só uma fase e que logo vai passar…
Mas, como já disse no post da volta, tenho muitas receitinhas que fiz por esses tempos e ainda não postei e essa aqui é uma delas. É deliciosa, é prática e não tem carne (somente na sugestão de acompanhamento que tem bacon, rs)! Vamos para a receita:
medalhão-de-beringela-com-espaguete-02
Ingredientes:
- 2 berinjelas grandes cortadas em rodelas de 1,5cm (mais ou menos)
- sal e pimenta do reino a gosto
- 1 cebola pequena (ou meia cebola grande) picadinha
- 2 dentes de alho picadinhos
- azeite
- 6 tomates bem maduros picados
- manjericão
- 150g de mozarela ralada
- 150g de parmesão ralado
Modo de Preparo:
Primeiro, colocar as rodelas de berinjela de molho na água com sal. Depois, fazer o molho: refogue a cebola com o alho no azeite, quando murchar junte o tomate e o manjericão. Tempere com sal e pimenta, misture bem e deixe cozinhar até o tomate amolecer (se for preciso, coloque um pouco de água).
Pegue um refratário, coloque azeite, escorra a berinjela e arrume no refratário, por cima coloque o molho (coloque bastante em cada uma), misture os dois queijos e coloque por cima das berinjelas, regue azeite e leve para assar em forno de aproximadamente 200 graus, até que o queijo fique dourado e a berinjela cozinhe. Sirva!
Para acompanhar, fiz um espaguete simples: Fritei um pouco de bacon picado bem pequeno, depois juntei o alho e refoguei, coloquei cebolinha e acertei sal e pimenta. Juntei o espaguete, coloquei uns pedacinhos de mozarela e pro

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Encontro Gourmet III

Olá Pessoal
Sei que estou atrasada, mas antes tarde do que nunca. Vou contar para vocês um pouquinho de como foi o Encontro Gourmet III, que aconteceu no dia 20 de setembro, lá na Estácio de Sá em São Paulo.
Este ano, o encontro foi realizado num local novo, bem maior e com workshops e aulas Show, tudo muito bem organizado pelas queridas Sandra Reis, Cecília Padilha e Dani Abolin, que sempre arrasam e fazem de tudo para que todo mundo saia feliz e satisfeito!
Como já estou atrasada com este post, e todo mundo já escreveu (rs) vou resumir como foi nas fotos abaixo:
Estiveram presentes vários patrocinadores, como: Baden Baden, Forno de Minas, Estácio, Tupperware, Castelo, Sandéle, LG, Barilla, União, Queijos Palmyra, Banqueteria, Camil, Coqueiro, Fugini, Thermomix, Casa & Comida, AllFoods,  Café Iguaçu, SuFresh, Kenwood, Class Bar, Madame Formiga, Mirian dos Bolos, Fleishmann, Gourmand, Renata, Tabasco…


Como ninguém é de ferro, tivemos os stands bebíveis e delíciosos, com cervejas, drinks, sucos e chás!

Azamigas queridas não podem faltar!!!
Os Workshops que eu participei foram o da Baden Baden e da Forno de Minas, também fiz a aula show com a Dani Padalino, Cozinhando às Cegas (amei!!)… esse primeiro prato foi eu que fiz de olhos vendados.. .uhuhuhuhuhuhu
E por último, meus presentes, meus brindes, meu Natal antecipado… olha a mesa da minha cozinha, quase não coube tudo!!!
20140921_112711
20140921_121912
Agora, pergunta que não quer calar: Vai demorar muito para o EGIV???