A cozinheira

domingo, 27 de julho de 2014

Frango com Pimenta Cambuci e Leite de Coco

OI Pessoal
Vocês viram que nossa cozinha tá de roupa nova??¹¹ Ainda estou ajeitando algumas coisas por aqui, mas já está tudo funcionando, por favor se tiverem alguma sugestão, podem falar… pitacos são sempre bem vindos!
A receita de hoje é um franguinho saboroso, feito com pimenta Cambuci que tem um sabor e aroma deliciosos e não tem quase nada de picancia. Deixa o prato muito gostoso!
Minha mãe costuma usar essa pimenta Cambuci no feijão, fica ótimo!
frango-com-pimenta-cambuci-e-leite-de-coco-02
Ingredientes:
- 1Kg de peito de frango cortado em pedaços grandes.
- azeite para refogar
- 1 cebola picadinha
- 6 dentes de alho amassados
- 1 tomate madura picado
- sal e pimenta calabresa a gosto
- 6 pimentas Cambuci (sem sementes) picadas em tirinhas
- salsinha e cebolinha a gosto
- 1 vidro de leite de coco
Modo de Preparo:
Numa panela, refogue o alho a cebola e o azeite, depois junte o tomate e o frango e deixe que cozinhe no próprio liquido que solta, neste momento, você já pode temperar o refogado com sal e pimenta. Depois disso, junto a pimenta Cambuci, misture bem, coloque o leite de coco e a mesma medida da garrafinha de água, acrescente a salsinha e a cebolinha e deixe cozinhar em fogo médio, até que o frango fique macio e o caldo grosso. Acerte os temperos se for necessário. Depois de pronto, sirva com arroz e batata palha.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

“Burritos” com Rap10

Oiiiii Pessoal
A receita de hoje é bem gostosa e é uma ótima opção para o fim de semana, para o jantar do sábadão… huuummmm.
Fiz esses burritos, apesar de nunca ter comido um burrito clássico, dei uma pesquisada em receitas e modos de fazer e acabei por montar o meu deste jeito:
burritos-com-rap10-01
Refoguei 600g de carne moída com alho e cebola e deixei fritar até ficar moreninha. Juntei 2 tomates bem maduros picados, azeitonas verdes picadinhas, sal, pimenta, deixei cozinhar até sair todo o excesso de água (sem secar demais).
Depois lavei e piquei alface, pimentão verde e tomate sem semente, usei molho de pimenta e molho cheddar (pode usar qual cheddar você preferir).
Daí foi só montar: um disco de rap10, passei o molho de cheddar, coloquei o alface, pimentão e tomate, por cima coloquei carne moída e um pouco do molho de pimenta, fechei como um envelope, deixando a parte de cima aberta e levei para a grelha, para assar a massa e ficar firme, sem desmanchar durante a comilança!
Agora pessoal, é só juntar o povo e atacar!
Ótimo fim de semana…
burritos-com-rap10-04

terça-feira, 22 de julho de 2014

Risoto de Frango (Quase igual ao da Escola)

Oi Pessoal
Quem estudou em escola pública deve lembrar da hora da merenda, não é mesmo? Na minha época (que coisa de velho falar isso, rs) os pratos clássicos da merenda eram: sopas, arroz doce, polenta com molhinho de carne moída, cachorro quente e o meu preferido risoto de frango.
Só que risoto de frango da escola não é feito com arroz arbóreo, é o básico do arroz agulhinha mesmo! Dei a minha cara para o prato, fiz e matei a vontade que deu de comer risoto de escola!
risoto-de-frango-03
Ingredientes:
- 1 peito de frango cozido e desfiado
- azeite para refogar
- 1 cebola picadinha
- 4 dentes de alho picadinhos
- 2 tomates picadinhos
- 1 cenoura grande picada em cubinhos
- 2 talos de salsão picadinho
- 1 sachê de molho pronto
- salsinha, cebolinha e manjericão picadinhos
- pimenta a gosto
- 2 xícaras (chá) de arroz cru
- 5 xícaras (chá) de caldo de galinha
- 200g de parmesão ralado
Modo de Preparo:
Numa panela grande refogue o alho e a cebola no azeite. Junte o tomate, o salsão e a cenoura, misture bem. Acrescente o frango desfiado, o arroz cru, misture. Junte o molho e o caldo de galinha e misture bem. Coloque metade das ervas e pimenta do reino conforme seu gosto deixe cozinhar o arroz até o ponto desejado (da maneira normal), de vez em quando mexa para não grudar no fundo. Quando estiver pronto, coloque o restante das ervas e o queijo ralado, dê uma leve misturada e sirva!

domingo, 20 de julho de 2014

Suflê de Repolho

Oi Pessoal
Segunda-feira tá quase aí, bate aquela preguiça, semana toda pela frente, e a correria me espera… Que tal optar pela “Segunda sem carne”? Essa receita é uma ótima escolha!
suflê-de-repolho-01
Ingredientes:- 500g de repolho fatiado bem fino
- 1 tomate (sem sementes) picadinho
- 500ml de leite
- 3 ovos
- 1 e ½ colher (sopa) de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- ½ cebola picadinha (triturada)
- 2 dentes de alho amassados
- parmesão ralado (cerca de 300g)
- cheiro verde picadinho
- Pimenta do reino e sal a gosto
Modo de Preparo:Depois de fatiar e lavar o repolho escalde-o em água fervente por cerca de 5 minutos. Escorra bem e reserve.
Numa panela refogue a cebola e o alho com metade da manteiga, deixe dourar. Junte o repolho e o tomate, coloque sal e pimenta e rapidamente coloque num pirex untado com manteiga, reserve.
Faça um molho branco com o leite, as gemas, sal, manteiga e deixe engrossar. Junte 200g de queijo ralado e o cheiro verde picadinho. Retire do fogo, bata as claras em neve e misture delicadamente ao molho. Despeje sobre o repolho no pirex, coloque por cima o restante do parmesão ralado e leve ao forno aquecido alto por cerca de 20 minutos. Retire quando estiver alto e dourado.
Abraços e boa semana!

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Coxinha da Asa Assada com Linguicinha

OI Pessoal
Saudades do meu cantinho e de compartilhar receitas com vocês. Esses dias tenho ficado muito cansada e desanimada para postar, por isso não passei por aqui, mas tenho feito comidinhas novas e organizado tudo para poder postar aqui!
Essa receitinha é ótima para o almoço de sábado, porque queremos agradar a família mas também não queremos ficar horas na cozinha. Acompanhado de arroz e salada essa receita é simples, é só usar seu temperinho gostoso, colocar no forno e esperar.
coxinha-da-asa-no-forno-01
Ingredientes:
- 1kg de coxinha da asa de frango temperadinhas
- 1 pacotinho de linguiça fininha (usei da Sadia)
- 4 batatas cortadas em 4 partes
- 1 pimentão amarelo cortado
- azeite
- cebolinha bem picadinha
Modo de Preparo:
Tempere as coxinhas da asa, eu usei suco de limão, alho amassado, sal e pimenta do reino, misturei bem e deixei tomar gosto por 30 minutos.
Numa assadeira, regue o azeite, coloque as coxinhas da asa, no tempero das coxinhas passe as batatas e depois espalhe por cima do frango, coloque a linguicinha picada e o pimentão. Regue azeite e leve ao forno pré-aquecido, coberto com papel alumínio por cerca de 20 minutos. Retire o papel, junte a cebolinha misture e deixe dourar.
Agora é só servir com arroz e salada!
Aproveitando, não sei se vocês já conhecem, mas temos uma página no Facebook: https://www.facebook.com/NaCozinhaDaCarina/info, curtam e siga as novidades!

sábado, 5 de julho de 2014

Panqueca de Omelete

OI Pessoal
Esse meio de ano, junho/julho tem sido uma orgia gastronômica na minha vida… totalmente movida e comidinhas de festa junina e churrasco e petisco para os jogos do Brasil! Então, quando estou em casa, tenho optado por comidinhas simples e bem caseiras, como o clássico frango assado de Domingo, legumes, franguinho grelhado, macarrão e por aí vai.
Hoje resolvi fazer omelete e daí lembrei da Panqueca de Omelete que vi no Panelaterapia, e foi assim que eu fiz:
panqueca-de-omelte-01
Numa tigela bati muito bem 4 ovos, azeite, sal, pimenta, salsinha e cebolinha. Depois piquei dois tomates (sem sementes) e um pedaço de mozarela em cubinhos, temperei com sal, orégano e azeite. Daí foi só pegar uma frigideira antiaderente, colocar uma concha dos ovos batidos e fritar como uma panqueca, vira, abaixa o fogo e coloca o recheio, tampa e deixa derreter o queijo (uns 2 minutos). Na própria frigideira, enrola a panqueca com a ajuda da escumadeira e retira. Fiz isso com o restante dos ingredientes e renderam 4 panquecas!
panqueca-de-omelte-03
Daí é só comer feliz com uma saladinha bem boa!
No Panelaterapia, a Tatiana coloca o vídeo dessa receita, vejam lá: http://www.panelaterapia.com/2014/03/panqueca-de-omelete-em-video.html