A cozinheira

terça-feira, 24 de junho de 2014

Bolo de Banana com Chocolate

Oiiiiiiiii
bolo-de-banana-e-chocolate-03
Um bolo no final de semana sempre vai bem não é mesmo? A combinação banana e chocolate também é sempre boa! E se o bolo for bem fácil de fazer… nossa! Muito melhor!!!
Para essa receita você vai precisar de:
- 12 bananas cortadas ao meio (no sentido do comprimento)
- 2 barras de chocolate meio amargo picado (cerca de 250 gramas, pode ser gotas de chocolate e pode ser chocolate ao leite ou amargo, conforme seu gosto)
- 1 e ½ xícara (chá) de maizena
- 1 e ½ xícara (chá) de trigo
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 xícara (chá) de manteiga
- 1 xícara (chá) de leite
- 4 ovos
bolo-de-banana-e-chocolate-01
Numa vasilha misture o trigo, a maizena, o açúcar, o fermento e a manteiga até formar uma farofinha úmida, reserve. Em outra tigela bata os ovos e acrescente o leite misturando muito bem, reserve.
Para montar: unte com manteiga e trigo uma assadeira de fundo removível (caso não tenha, pode usar uma assadeira normal e se quiser cobrir com papel manteiga para facilitar na hora de desenformar). Faça uma camada com metade da mistura seca, arrume metade das bananas por cima e metade do chocolate, depois mais uma camada com o restante da banana e outra com o restante do chocolate, cubra com a outra parte da mistura seca, espalhando bem e por último espalhe a mistura de ovos e leite.
Leve para assar em forno pré-aquecido 220 graus, por cerca de 1 hora (na receita original fala 30 minutos, mas não é verdade).
Estará pronto quando estiver dourado e você sentir que está bem assado (não adianta furar com o palito, pois fica bem úmida por dentro). Espere esfriar bem antes de desenformar (senão desmorona tudo: experiência própria), guarde um pouco do chocolate, derreta e faça uma decoraçãozinha por cima, pronto! É só aproveitar.
a receita original é daqui: https://www.youtube.com/watch?v=GvApyYAeDkE


segunda-feira, 23 de junho de 2014

Pizza de Pão Amanhecido

Olá!!!
Quem passa sempre por aqui sabe bem que eu não gosto de desperdício e adoro reaproveitar os alimentos (quando possível). Aqui em casa sempre sobra pãozinho francês, daí vou juntando num saco de papel e acabo fazendo torradas ou farinha de rosca. Mas existem outras utilidades para o pãozinho amanhecido.
pizza-com-pão-amanhecido-02
Sábado a noite, pensando num lanche rápido para o jantar e lembrei que eu tinha 5 pães do dia anterior, então peguei uma assadeira retangular média, untei com um pouco de óleo, piquei os pães com as mãos e fui arrumando tudo, tampando todo o fundo da assadeira, depois cobri com bastante molho vermelho (que já estava pronto na geladeira), coloquei uma camada generosa de mortadela defumada por cima, uma camada de alho em lascas e outra generosa de mozarela. Espalhei algumas azeitonas pretas, cebolinha picadinha, reguei com bastante azeite e levei ao forno alto, preaquecido por cerca de 20 minutos (até ficar douradinha por cima.
Depois é só cortar e ser feliz!
Você pode usar no recheio o que quiser: sobras de frango assado com requeijão, peito de peru, salame, presunto, outros queijos… Deixe seu apetite mandar!
Que tal fazer ainda hoje para assistir o Jogo do Brasil??? Smiley de boca aberta

sábado, 21 de junho de 2014

Polpetones com Talharim

Oi Pessoal
Amanhã é domingo, dia de reunir a família e fazer um almoço bem gostoso, com direito a sobremesa! Essa receita rende muito bem, serve de 6 a 8 pessoas e é muito cara de Domingo! O Polpetone nada mais é que uma polpeta grandona, dá para mudar o recheio, mas eu gosto mesmo da linda e maravilhosa mozarela, porque ela derrete e faz aquele “elástico” na hora de comer que é muito bom!!!
polpetone-com-talharim-01
Comece fazendo o molho (fiz com 3 latas de tomate pelado e temperos: sal, pimenta, cebola, alho, azeite e manjericão), faça numa panela grande (com fundo largo) e mantenha aquecido depois de pronto.
Cozinhe o macarrão (usei um pacote inteiro) e coloque num refratário, misture metade do molho e reserve em local aquecido (pode ser no forno).
polpetone-com-talharim-03
Para os polpetones você vai precisar:
- 800g de carne moída
- 4 linguiças de pernil
- sal, alho, pimenta salsinha e cebolinha a gosto
- 1 ovo
- farinha de rosca (de pão) para dar ponto e para empanar
- 10 pedaços de mozarela
- óleo ara fritar
Modo de Preparo:
Numa tigela coloque a carne moída, as linguiças destrinchadas (retire a pele e desmanche), o ovo e os temperos, misture bem. Acrescente aos poucos a farinha de rosca até que a massa tenha liga (usei cerca de meia xícara de chá). Faça 20 bolotas de carne, abra uma com as mãos e recheie com um pedaço de mozarela, feche usando outra bolota de carne. Vai render 10 polpetones. Depois, é só passar na farinha de rosca e fritar em óleo quente.
Na panela onde está o restante do molho, vá colocando os polpetones depois de frito e deixe “marinando”, arrume os polpetones por cima do talharim que está guardado lá no forno, coloque todo o restante do molho e cubra com queijo ralado. Agora é só servir!

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Salmão com Alcaparras e Alho em Lascas

Oi Pessoal
Continuando o almocinho leve, fiz também este salmão, que ficou bem gostoso! É simples de fazer e para quem tem em casa uma pessoa que não gosta de peixe com gosto de peixe… essa receita cai como uma luva!
salmão-com-alcaparras-e-alo-em-lascas-03
Ingredientes:
- 2 filés de salmão
- sal, pimenta calabresa, alecrim, alho em pasta e vinagre balsâmico a gosto
- azeite
- alho em lascas seco (compra pronto)
- alcaparras
Modo de Preparo
Tempere os filés de salmão com o sal, pimenta, alecrim, alho em pasta e vinagre balsâmico, deixe tomar gosto por cerca de 30 minutos.
Leve uma frigideira antiaderente ao fogo e deixe aquecer bem, coloque um fio de azeite e os dois filés de salmão. Deixe grelhar de um lado (cerca de 5 minutos) e depois vire com cuidado e deixe grelhar do outro, a intensão é que ele fique douradinho por fora, mas macio e suculento por dentro.
Retire da frigideira, salpique o alho em lascas por cima. Na frigideira, abaixe o fogo e coloque um pouco de azeite e as alcaparras, dê uma leve refogada e espalhe por cima da salmão. Sirva.

terça-feira, 17 de junho de 2014

Legumes aromatizados

Oi Pessoal
Depois de uma tarde de orgia gastronômica, finalzão de semana bombando dentro da pança com Jogo do Brasil para ajudar… um almocinho leve e saboroso para equilibrar e deixar a família feliz.
Salmãozinho (que vem no próximo post) e esses legumes, acompanhando um arroz branquinho e soltinho… delícia!!!
legumes-aromatizados-02
Ingredientes:- azeite a gosto (usei cerca de 4 colheres de sopa)
- 1 cenoura grande cortada em rodelas
- 12 vagens cortadas em três
- 1 abobrinha cortada em palitos médios
- 2 talos de salsão em rodelas
- salsinha e alecrim a gosto
- 100g de tomates cerejas
- raspas de limão siciliano (um pouco do suco também)
- 1 cebola em pétalas
- 2 colheres (sopa) de caldo de legumes
Modo de preparo:
Numa panela cozinhe a cenoura, a vagem e a abobrinha temperados conforme seu gosto (coloque a abobrinha após uns 5 minutos de cozimento, porque ela amolece mais rápido), cozinhe até eu fiquem macios mas não desmanchem. Escorra.
Aquecer uma frigideira, aquecer o azeite e desmanchar o caldo de legumes, em seguida juntar a cebola e refogar rapidamente, depois acrescentar os legumes cozidos, os tomates cereja, o salsão, salsinha e alecrim a gosto, as raspas de limão e metade dele espremido mexa bem e deixe cozinhar para incorporar os sabores, por cerca de 5 minutos. Sirva!
Abraços Smiley de boca aberta

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Mignon Suíno ao Molho Madeira Mococa

Oi Pessoal!
Vocês gostaram do vídeo no post anterior?? Estamos aqui, bolando um formato legal de trabalhar com vídeos, para que seja postado com uma frequência fixa… novidades a caminho!!
Esse mês de maio foi turbulento aqui em casa. Muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, muito trabalho, provas, novas oportunidades, aniversários (sério gente, só aqui em casa 4 pessoas fazem aniversário em menos de dez dias no mês de maio!!!!). Mesmo assim, novas receitinhas saíram da minha cozinha, mas também houve muito repeteco, principalmente de pratos gostosinhos, caseiros e aconchegantes (tipo arroz, feijão e bife com batata frita).
Essa receita veio da vontade comer uma comidinha saborosa, que eu já tivesse ingredientes em casa e ao mesmo tempo fosse pouco trabalhosa. Então, usei os produtos da Mococa que sempre tenho no armário, para facilitar a vida quando é necessário, sem perder o sabor.
Vamos para a receita:
mignon-suíno-ao-molho-madeira-01
Ingredientes (p/6 pessoas):
- 3 tiras de mignon suíno (cerca de 1kg) – não sei se é tira que fala, o mignon suíno é uma carne longa e fina, como um migono bovino, só que mais fino um pouco.
- dentes de alho a gosto (usei 8)
- sal e pimenta calabresa a gosto
- salsinha e cebolinha a gosto
- 150ml de vinho branco seco
- 1 caixinha de Molho Madeira Mococa
- 200g de champignon fatiado
mignon-suíno-ao-molho-madeira-02
Modo de Preparo:
Num processador (ou liquidificador) bata o alho, a cebola, o sal, a pimenta calabresa, salsinha e cebolinha. Espalhe essa pastinha sobre todo o mignon suíno, muito bem espalhado. Coloque numa tigela, coloque o vinho e deixe descansar por cerca de duas horas.
Retire da marinada, escorra bem. Numa frigideira grande, alta e antiaderente, regue um fio de azeite e deixe aquecer (bem quente), doure a carne de todos os lados até ficar bem douradinha (por completa). Retire a carne da frigideira, fatie em rodelas largas (cerca de 2 a 3cm) e reserve. Nesta mesma frigideira, coloque a marinada da carne e uma caixinha de Molho Madeira Mococa, deixei apurar por cerca de dez minutos, distribua a carne fatiada, acrescente o champignon, abaixe o fogo e deixe cozinhar de 10 a 15 minutos, até que o molho fique bonito, não muito grosso e a carne bem macia.
Sirva acompanhado de um bom arroz branquinho e saladinha verde!
Não deixem de experimenta´r e dar sua opinião!
Abraços

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Espaguete Alla Carbonara

Oi Pessoal
Esse mês tem sido uma correria, muitas mudanças, muito trabalho, provas e o blog acabou ficando de lado. Mas, não pensem que ele está esquecido não… estamos preparando novidades e gostaria da opinião de vocês!
Esse é o primeiro vídeo do Na Cozinha da Carina, a receita já passou por aqui e vocês podem vê-la aqui: http://nacozinhadacarina.blogspot.com.br/2012/09/spaguetti-alla-carbonara.html
Espero que vocês gostem, assistem, deem pitacos construtivos… abraços!!