domingo, 29 de setembro de 2013

Rocambole de Doce de Banana com Limão Siciliano Caseiro

Oi Pessoal!
Ir a feira é coisa linda de Deus, encontro coisas maravilhosas por lá! Tem um senhorzinho que vende doces caseiros, por um preço muito bom e que são deliciosos. Experimentei este Doce de banana com limão siciliano que é super cremoso e muito saboroso. Na hora pensei em fazer um rocambole com ele. Bom, daí veio aquela insegurança de fazer o rocambole, o ponto da massa sempre me deixou com medo de fazer rocambole.
Fiz um na semana passada, que ficou bom mas quebrou tudo e a massa ficou muito seca e grossa. Comprei outro doce este semana e tentei fazer de novo e, apesar de não ter ficado perfeito, ficou bem melhor que o outro!
rocambole-de-doce-de-banana-com-limão-siciliano-04
Ingredientes:
- 5 claras em neve
- 5 gemas
- 5 colheres (sopa) de açúcar
- 5 colheres (sopa) de farinha de trigo
- gotas de baunilha
- um pote de doce de banana com limão siciliano para rechear (cerca de 300g)
- açúcar de confeiteiro para polvilhar
Modo de Preparo:
Bata as claras em neve com a batedeira, junte as gemas uma a uma, até ficar homogêneo, coloque e a baunilha, junte o açúcar aos poucos e por último junte a farinha de trigo aos pouco (tudo sem desligar a batedeira). A massa fica bem aerada e cremosa.
Numa assadeira retangular e bem grande, untada óleo e farinha de trigo despeje a massa (ficando uma camada fina de cerca de 1 cm); leve ao forno pré-aquecido por cerca de 20 minutos. Não descuide da massa no forno, pois não deve assar muito até dourar, deve ficar assada mas bem clarinho.
Sobre uma folha de papel alumínio, polvilhe um pouco de açúcar e desenforme o bolo ainda morno, enrole de leve só para marcar. Desenrole, espalhe o recheio e enrole novamente com cuidado, apertando sempre para ficar firme.
Polvilhe açúcar de confeiteiro e pronto!
Você pode usar essa massa e colocar outro tipo de recheio conforme seu gosto. Também pode acrescentar 1 colher bem cheia de chocolate em pó e fazer a massa de chocolate.
Não achei fácil de fazer, mas também não é um bicho de sete cabeças, acho que é só ter mais um pouquinho de prática que fica perfeito, rs!

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Pernas de Frango com Mostarda e Shoyo

OI Pessoal

Hoje o prato é bem básico... adoro um franguinho assado e adoro experimentar novas misturas e modos de assá-lo.

sobrecoxa-com-mostarda-e-shoyo-03

Neste dia, eu tinha 4 pernas de frango (a coxa com a sobrecoxa), tirei aquele excesso de pele que vem na ponta da sobrecoxa, lavei e temperei com uma mistura de tempero caseiro (sal, pimenta, alho, cebola, cheiro verde), mostarda e shoyo (não coloque muito tempero pronto, pois o shoyo tem bastante sal, se você preferir pode misturar só alho amassado e pimenta), a quantidade da mostarda e do shoyo fica a seu gosto. Lambuze o frango com essa mistura e deixe tomar gosto por uma hora.

Forre uma assadeira com papel alumínio, arrume as sobrecoxas, espalhe o temepro por cima delas e leve ao forno médio por cerca de 1 hora, para assar.

Sirva com arroz, legumes e salada.

* a foto não está linda, porque não deu tempo de montar o prato… rs.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Espaguete Apimentado com Bacon

OI Pessoal

Receitinha de hoje é gordinha e feliz! Porque bacon é lindo, bacon e luz, bacon é vida… e se tem pimenta, melhor ainda!! Adoro uma comidinha gostosa e apimentada, e esse prato é daqueles que não precisa de mais nada para acompanhar, só um vinhozinho fresquinho e boa!

Vamos ser feliz??? Segue a receita:

espaguete-apimentado-com-bacon-03

Ingredientes:
- 250g de espaguete cozido al dente (meio pacote)
- azeite
- 2 dentes de alho amassados
- 200g de bacon picadinho
- 1 pimenta dedo de moça, sem sementes, picadinha
- Sal (se for necessário, eu não usei)
- cebolinha picada a gosto
- queijo ralado a gosto para acompanhar.

Modo de Preparo:
Numa frigideira grande, coloque um fio de azeite e coloque o bacon para fritar, deixe que fique bem fritinho. Junte o alho amassado e a pimenta dedo de moça, refogue por cerca de 5 minutos, abaixe o fogo, junte o macarrão (reserve um pouco da água do cozimento para colocar junto neste momento, cerca de ¼ de copo, 50ml), misture muito bem, finalize acertando o sal (se necessário), regando um pouco de azeite e salpicando a cebolinha picadinha. Sirva acompanhado de um bom queijo ralado!

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Feijão Tropeiro–”Com seu tempero fica muito mais gostoso”

Oi Pessoalfeijão-tropeiro-7
O segundo Encontro Gourmet vem chegando, eu estou super ansiosa e muito feliz pois as novidades já começam a chegar aqui em casa! A primeira, foi o lançamento da Camil “Feijão Pronto para Temperar”, que é muito bom, com uma cor bonita e fica com o caldinho grosso rapidinho. Eu gostei bastante. Tem um ótimo rendimento também!
Claro que junto com o presentinho, surgem as ideias e as receitas e todo mundo aqui em casa fica feliz de barriga cheia, rs!
Para usar meu Feijão Pronto, resolvi fazer uma receitinha muito brasileira, que é o Feijão Tropeiro, ficou uma delícia! Vamos acompanhar:
feijão-tropeiro-06
Ingredientes:
- 1 caixinha de Feijão Pronto para Temperar Camil
- 200g de bacon picadinho
- 4 ovos
- 10 dentes de alho (1 cabeça) amassados
- louro
- 1 cubo de caldo de costela
- a mesma medida da caixinha do feijão de água
- cerca de 2 e ½ xícara (chá) de farinha de mandioca.
- sal e pimenta dedo de moça
- salsinha e cebolinha para finalizar.
Modo de Preparo:
Numa frigideira frite o bacon e reserve. Retire e reserve o excesso de gordura que fica na frigideira (do bacon), e com a frigideira ainda quente, quebre os ovos e faça um mexido. Reserve.
Numa panela funda, coloque a gordura do bacon reservada, e refogue o alho. Junte o feijão, a água, o louro, o caldo de costela e apimenta e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos. O caldinho já vai estar grossinho, e um aroma muito bom na cozinha! Abaixe o fogo e comece a juntar a farinha de mandioca aos poucos, quando estiver bem sequinho e cozido, junte os ovos mexidos e o bacon reservado, misture bem, acerte o sal se for necessário e por último coloque  salsinha e cebolinha!
Servi com arroz branco e linguiça calabresa acebolada.
feijão-tropeiro-01feijão-tropeiro-04feijão-tropeiro-02

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Risoto Simples

Oi Pessoal
Eu adoro fazer risotos, adoro comer um bom risoto também (preciso fazer com mais frequência!). Essa receita é simples, foi feita para acompanhar o Lombinho do post anterior e foi sucesso no almoço de Domingo!
risoto-simples-01
Primeiramente, preparo o caldo. Neste dia cozinhei frango para desfiar, então aproveitei e coloquei junto cenoura, temperos, abobrinha e vagem, bastante água. Peneirei bem e usei como caldo para o risoto.
Numa panela, você deve aquecer a manteiga com um fio de azeite e juntar a cebola até que ela murche. Junte o arroz (usei certa de 1 e 1/2 xícara) e deixe refogar até que os grãos fiquem branquinhos. Coloque um copo (200ml) de vinho branco seco, abaixe o fogo e cozinhe até evaporar o álcool, mexendo de vez em quando. Daí é só ir acrescentando o caldo (manter esse caldo sempre quente) aos poucos e mexendo sempre até obter uma consistência cremosa, mas os grãos al dente. Finalize acertando o sal, junte um colher (sopa) de manteiga e cerca de 100g de parmesão ralado. Misture muito bem. Polvilhei salsinha e cebolinha picadinhas por último.
Pronto, agora é só servir bem quentinho!

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Lombinho Assado ao Vinho Tinto

Olá Pessoal!!!
Ontem, Domingo dia mundial da preguicinha, dia de acordar tardão e ficar vendo tv até dar fome… e que fome! Ontem estava nessa de ficar vendo tv e pensando no que faria de almoço, quando começou o Que Marravilha!, na GNT, que fez a fome vir e a inspiração também! Resolvi fazer a receita, adaptando algumas coisas com o que eu já tinha e o resultado foi ótimo! Esse lombinho fica muito saboroso e suculento.
E a minha versão é essa aqui:
lombinho-assado-ao-vinho-tinto-03
Ingredientes:
- 1 peça de lombo de porco de cerca de 1,800kg (cortei ao meio)
- 3 cebolas fatiadas
- 3 batatas grandes cortadas em rodelas grossas e cozidas al dente
- azeite
- 3 colheres (sopa) de melado de cana
- suco de 3 laranjas
Marinada:
- ½ garrafa de vinho tinto seco
- pimenta calabresa a gosto
- raspas de laranja
- sal a gosto
- ervas finas, orégano, alecrim e louro
lombinho-assado-ao-vinho-tinto-01    lombinho-assado-ao-vinho-tinto-04
Modo de Preparo:
Tempere o lombo com sal e coloque dentro de uma vasilha, coloque as ervas secas, a pimenta e as raspas de laranja, cubra com o vinho e deixe tomar gosto por cerca de 40 minutos, com a vasilha tampada.
Numa panela grande, coloque um pouco de azeite e deixe as cebolas dourarem. Arrume essa cebola numa assadeira e reserve. Nesta mesma panela, aqueça bem o azeite e coloque o lombo para selar. Doure muito bem de todos os lados. Após isso, junte a marinada, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 40 minutos em fogo alto, virando a carne na metade do tempo.
Retire o lombo da panela, coloque em cima das cebolas que estão na assadeira. No caldo que ficou na panela junte o suco de laranja e o melado (pode ser mel), abaixe o fogo e deixe apurar, por cerca de 20 minutos. Enquanto isso, arrume as batatas cozidas em volta da carne. Regue toda a carne com as batatas, com o caldo formado na panela e leve ao forno alto por cerca de 30 minutos para terminar o cozimento. Retire do forno, fatie e sirva!
Eu servi com um risoto simples, finalizado com salsinha e cebolinha.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Plágio Não! - Blogagem Coletiva

Oi Pessoal
plagio não
Se vocês costumar passear pelos blogs de culinária, hoje vocês perceberão que alguns blogs tratarão do mesmo tema: Plágio Não!
Plágio é um problema muito sério, enfrentado por todos os blogueiros, que diariamente são surpreendidos por cópias de seus posts em outros blogs, que tem o desprazer de encontrar blogs por aí que só trabalham no modo “Ctrl+C Ctrl+V”, e copiam descaradamente um post que blogueiros de verdade, demoram muito tempo para preparar.
No caso do meu blog, existe todo um trabalho de busca por receitas, por produtos, por preços bons, muito aprendizado sobre como combinar os alimentos, a execução dos pratos, o trabalho de tirar e tratar as fotos, o risco de dar tudo errado, o tempo que passamos escrevendo, todos os detalhes, tentando fazer tudo da maneira mais completa possível, para que o leitor esteja sempre satisfeito com o que vê e ter vontade de voltar.
Pessoas que praticam o plágio, cometem crime, são desrespeitosas e de certo modo, são ladras também.
As receitas que estão aqui foram feitas para serem reproduzidas, usadas e abusadas como fonte de inspiração, mas se você resolver publicar, por favor, pelo menos dê os devidos créditos e tente usar a foto do prato que você fez. E principalmente, seja diferente e produza seu conteúdo!

Abraços e continuem por aqui!