A cozinheira

domingo, 30 de junho de 2013

Bolo de Limão

Oiee…
O bolo deste fim de semana foi “Bolo de Limão”, receita tirado do livro “Bolo de Avó”, da Cooklovers, dá vontade de fazer todas as receitas, pois são todas simples e muito boas!
Essa receita é charmosa e fácil de fazer, a massa fica fofa e úmida… muito bom para um chá da tarde ou sobremesa!
bolo-de-limão-01
Massa:
Ingredientes:
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 4 ovos
- 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo
- ½ xícara (chá) de amido de milho
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- ½ xícara (chá) de suco de limão (cerca de 3 limões espremidos)
Modo de Preparo:
Bata na batedeira a manteiga, o açúcar e as gemas até formar um creme claro. Junte a farinha de trigo, o amido e o fermento em pó aos poucos. Adicione o suco de limão e bata bem. Retire da batedeira, bata as claras em neve e incorpore à massa delicadamente. Unte uma fôrma retangular com manteiga e farinha, despeje a massa e leve ao forno pré-aquecido em temperatura média por cerca de 40 minutos.
Cobertura:
Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro
- ½ limão espremidos
- cerca de 6 colheres (sopa) de água quente
- raspas de limão para decorar.
Modo de Preparo:
Misture bem o açúcar de confeiteiro, o suco de limão, vá colocando a água quente aos poucos até virar uma pastinha. Espalhe sobre o bolo morno e decore com as raspas de limão.
Espere esfriar para formar a casquinha e sirva acompanhado de chá, suco, café…

terça-feira, 25 de junho de 2013

Chocolate Quente

Oi Pessoal
Primeiramente quero agradecer a todos que curtem nossa página no facebook, pois nesta semana ultrapassamos os 10 mil curtidores!!! Fiquei muito feliz!
Agora, a receita de hoje é uma clássico do inverno fofo da família feliz… o Chocolate Quente! Nesses dias frios, com essa chuvinha, nada melhor para confortar do que uma boa caneca de chocolate quentinho feito no capricho! Essa é a minha versão:
chocolate-quente-02
Ingredientes:
- 1 litro de leite integral
- 5 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 3 colheres (sopa) de amido de milho
- 3 paus de canela
- 1 caixinha de leite condensado
- 1 caixinha de creme de leite
Modo de Preparo:
Numa leiteira grande coloque o leite, o amido de milho e o chocolate em pó. Bata bem com o fuet para dissolver. Junte a canela e o leite condensado e leve ao fogo médio, mexendo sempre até engrossar. Quando estiver bem cremoso, finalize acrescentando o creme de leite misture bem e desligue o fogo. Sirva quente!
DICA I: você pode colocar raspas de chocolate meio amargo em barra para ficar mais forte o gosto do chocolate.
DICA II: se você gosta de esquentar de verdade, acrescente cerca de um cálice de conhaque após desligar o fogo do chocolate quente e transforme em um CHOCONHAQUE (fiz bastante na época da Copa do Japão, durante a faculdade, rs)

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Massa tipo Nhoque com Molho de Linguiça de Pernil

Oi Pessoal!!!
Acabei de concluir que pra mim, tudo tem que dar errado para depois dar certo… deve ser Carma isso! Esses dias fiz bastante coisa gostosinha e agradável, bem comida de casa mesmo… a família fica feliz!
Esse macarrãozinho com linguiça de pernil fica muito bom, muito saboroso e esse molho pode acompanhar, além de massa, polenta, arroz, pão… inventa, mas não fica sem fazer, porque é muito bom!!
massa-tipo-nhoque-com-linguiça-de-pernil-02
Ingredientes:
- 300g (cru) de macarrão tipo nhoque cozido
- azeite a gosto
- 8 gomos de linguiça de pernil cortada em rodelas
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho amassados
- pimenta calabresa a gosto
- salsinha e cebolinha a gosto
- sal a gosto
- 2 tomates grandes picados
- 1 lata de tomate pelado
Modo de Preparo:
Em uma panela aquecida, coloque o azeite e a linguiça cortada e deixe fritar bem. Junte a cebola e o alho e refogue. Acrescente os tomates picados, misture, a salsinha, cebolinha, sal e pimenta, mexa bem e refogue. Junte a lata de tomate pelado, um pouco de água e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, para apurar bem o molho.
Junte o molho à massa, misture bem e sirva acompanhado de queijo ralado.

sábado, 15 de junho de 2013

Iscas de Alcatra com Cachaça e Gorgonzola

Oi pessoal
Final de semana prolongado aqui em Piracity, ótimo para descansar e colocar a vida em dia. Ultimamente tenho passado por alguns momentos chatos, de insatisfação (vida, dinheiro, trabalho, família)… e acho que é até por isso que não tenho aparecido muito por aqui, pois me falta um pouco de ânimo para falar com vocês. Não parei de cozinhar, apesar de ter frequentado a cozinha com menor frequência, mas tenho muita coisa boa para compartilhar com vocês.
Essa receita de hoje, foi uma remodelagem de uma receita que eu vi aqui em casa, mudei algumas coisas e adaptei conforme meu gosto e os produtos que eu achei mais interessante.
iscas-de-alcatra-com-cachaça,-melado-e-gorgonzola-02
Ingredientes:
- 1kg de miolo de alcatra cortado em tiras
- tempero seco para a carne
- azeite e manteiga para refogar
- 1 pimenta dedo-de-moça picadinha
- 1 cebola grande cortada em tiras
- água conforme necessário
- 10ml de cachaça
- 2 colheres (sopa) de melaço de cana
- sal a gosto
- 200g de queijo gorgonzola esfarelado
- 3 colheres (sopa) de maionese
- cebolinha picadinha a gosto
Modo de Preparo:
Corte a carne em tiras (como strogonoff), e tempere a seu gosto (eu usei um pouco de Amaciante para carne Maggi). Deixe tomar gosto por uns 15 minutos.
Numa frigideira grande e antiaderente, coloque uma parte do azeite e uma colher (sopa) de manteiga, deixe derreter, coloque a pimenta dedo-de-moça, misture bem. Coloque a carne e deixe fritar até dourar. Retire da frigideira e arrume em um refratário.
Na mesma frigideira (com a “sujeira” da carne), coloque azeite e aqueça em fogo baixo. Junte a cebola e deixe que doure um pouco. Coloque a cachaça, polvilhe uma pitada de sal, misture bem. Junte o melaço e misture (pingue água sempre que necessário). Acrescente a maionese, e metade do gorgonzola, misture muito bem e coloque água até acertar um ponto para o molho, que fique cremoso, sem queimar e sem ficar ralo. Retire esse molho, e espalhe por cima da carne reservada.
Polvilhe por cima o restante do gorgonzola esfarelado e a cebolinha, sirva com arroz branco.
Gente, isso ficou bom, mas tão bom que quase faltou!!! Também pode ser servido como aperitivo acompanhado de pão francês.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Resultado – Sorteio do Kit Mococa!

E via Santo Antoniooooooooooooooo!!!
Aqui é feriado, lindo e gostoso… e também é dia de conhecermos o sortudo ou sortuda que vai ganhar o delicioso Kit Mococa e preparar muita coisa boa para as festas juninas!!!
Fiz o sorteio pelo site: www.random.org
Untitled-1
A ganhadora foi a pessoa número 22: Carina Silva… minha xará!
Untitled-2
Obrigada a todo mundo que participou, lembrando que a Carina tem 3 dias para responder meu e-mail, senão escolheremos um novo vencedor!!
Parabéns a vencedora… e até a próxima!

terça-feira, 4 de junho de 2013

Arraiá Mococa – Sorteio Junino

Oi Pessoar!!!
Mês de junho chegou e começam as festas juninas, que não minha opinião é a mais gostosa festa do Brasil! É animada, engraçada e cheia de comida boa!!!
Neste mês de junho, para comemorar Santo Antonio, São José e São Pedro, vamos fazer um Sorteio Junino, repleto de gostosuras da Mococa!!
Kit-Mococa_v3[15mai]
O ganhador levará um Kit Mococa com todas essas delícias: 1 lata de leite condensado, 1 caixinha de leite condensado, 1 creme de leite, 1 caixinha de molho branco, 1 molho estrogonofe, 1 molho madeira, 1 molho quatro queijos, 1 sachê de mingau de arroz, 1 sachê de mingau de milho, 3 unidades de Mococa Chocolate, 1 manteiga e 1 leite UHT.
E como faz para participar??? É simples! Basta deixar um comentário neste post, com seu nome completo e seu e-mail.
Regrinhas básicas para participar:
1- No comentário deve ter obrigatoriamente o nome e e-mail do participante.
2- Você pode deixar seu nome e e-mail aqui neste post ou na fanpage do facebook (https://www.facebook.com/NaCozinhaDaCarina), no link deste post.
3- Deve ser morador ou ter endereço de entrega aqui no Brasil.
4- as inscrições começam agora e vão até dia 12/06/2013.
5- Sorteio pelo random.org.  O resultado será publicado no dia 13/06/2013.
6- o ganhador terá 3 dias para responder o e-mail com os dados necessários, caso perca o prazo, será escolhido outro ganhador.
Boa sorte!!!