sexta-feira, 31 de julho de 2009

Sopa de Ervilhas

sopa-de-ervilhas
Ingredientes:
- 1 xícara de ervilha seca (deixar de molho em 1 xícara de água por umas duas horas)
- 4 batatas grandes
- 1 cebola inteira
- 3 dentes de alho
- galhos de salsinha
- um fio de azeite,
- 2 calabresas fininhas
- 1 litro de água fervente
- 1 caldo de costela
Modo de Preparo: (meu)     Deixe as ervilhas de molho por uns 30 minutos. Escorra.
Numa panela de pressão, aqueça o azeite e frite a calabresa. Junte a cebola e o alho e deixe dourar. Junte as ervilhas escorridas, um caldo de costela, a salsinha e as batatas. Misture bem, tampe a panela, e deixe na pressão por 10 minutos. Desligue espere sair a pressão, corrija o sal, o pimenta, se precisar coloque mais água ou deixe apurar, conforme o gosto. Sirva.
Modo de Preparo: (original)      Leve as ervilhas para a panela de pressão com mais 2 xícaras de água e cozinhe por aproximadamente 15 minutos, depois que pegar a pressão. Espere esfriar, confira se a ervilha está mole e bata tudo no liquidificador.
    Normalmente precisa-se acrescentar mais água para ficar o creme num ponto gostoso.
    Enquanto a ervilha cozinha, fatie a calabresa fininha e dê uma leve refogada, nesta mesma panela coloque a ervilha batida, somente depois de ferver um pouco corrija o sal.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Pão de Abóbora Reformado

pão-de-abóbora-reformado
O cheirinho de pãozinho quente ainda está rondando pela casa, é meio hipnotizante esse cheiro bom que sai do pão ao ser assado.
A história deste pão: fiz aquela sopa de abóbora e, como sempre, sobraram alguns pedaços de abóbora crua, e fiquei pensando no que fazer… Daí, tive uma idéia: um pão de abóbora! Revirei minhas receitas e não encontrei nenhuma receita de pão de abóbora, então fui buscar na internet. Todas as receitas que eu encontrei vão açúcar, mas meu “namorido” não pode, dai resolvi buscar por “pão de abóbora light” e encontrei uma receita muito simples, pronto… vou fazer! eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
Só que, como eu amo inventar, fiz duas receitas, substitui uma parte da farinha de trigo por farinha de trigo integral, coloquei linhaça e alecrim na massa… nem preciso falar né!
Ele ficou com uma casquinha crocante e macio por dentro… muito gostoso!
Segue a minha receita:
pão-de-abóbora-reformado-2 
Pão de abóbora reformado 
Ingredientes: - 2 xícaras (chá) de abóbora cozida e amassada
- 1 xícaras (chá) de água morna
- 2 tabletes de fermento para pão
- 1 colher (café) de sal
- 200gr de farinha de trigo integral
- farinha de trigo até dar ponto
- 1 colher (sobremesa) de alecrim
- 2 colheres (sopa) de semente de linhaça
Modo de Preparo:     Pegar uma vasilha e dissolver bem o fermento com a água morna. Acrescentar a linhaça, o alecrim, a abóbora, o sal e o farinha de trigo até dar o ponto.
    Pegar uma assadeira untada e enfarinhada e colocar a massa. Levar para assar em forno médio pre-aquecido até ficar dourado e assado.
A receita original:

Abobrinha Recheada + Selinho + Desafio

TrocarReceitasRecebi este selinho da amiga Camila do blog: http://minhavidaminhacozinha.blogspot.com/ , fiquei muito feliz, e gostei deste selinho porque é diferente dos outros; seguem as regrinhas:
A pergunta que não quer calar e suas regrinhas -> "Vamos trocar receitinhas? "
1. Postar o selinho indicando o blog que está promovendo o desafio;
2. Postar as regras;
3. Indicar também cinco outros blogs que não tenham sido indicados;
4. Escolher uma receita. Fazer. Postar e indicar o nome do blog de origem da receita;
5. O blog escolhido pode ser da sua lista de indicação (ou da lista em que você foi indicado, fique à vontade).
Minha Receita escolhida (é mais uma idéia do que uma receita):
abobrinha-recheada-de-strogonoff
"Courgetes (Abobrinhas) Recheadas" da Alcina, do blog:
http://artes-viagens-sabores.blogspot.com/2009/07/courgetes-recheadas.html
Ingredientes: - 2 abobrinhas
- sobras de strogonoff
- queijo ralado
Modo de Preparo:     Lave bem as abobrinhas, corte-as no sentido do comprimento, retire a polpa e coloque as barcas num refratário.
    Junte a polpa com o strogonoff e recheie as barcas.
    Polvilhe com queijo ralado, e leve ao forno até gratinar.
    Sirva com arroz branco.
Como não tinha "sobra" de strogonoff, fiz um rápido:
Strogonoff de Frango rápido:
Ingredinetes: - 1 colher (sopa) de margarina light
- 1 cebola picadinha
- 1 peito de frango picado em cubos
- 100gr de champignon em lâminas
- 1 sazon nordeste
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 colher (sopa) de molho barbecue
- 4 colheres (sopa) de catchup
- 2 colheres (sopa) de mostarda
- 1 colher (sopa) de requeijão
- 1 caixinha de creme de leite light
Modo de Preparo:     Numa panela anti-aderente, derreta a margarina, junte a cebola e deixe murchar. Junte o frango, o sazon, sal e pimenta e deixe fritar bem, sem formar casquinha tostada. Junte os molhos, misture bem, junte o requeijão, misture. Por último junte o creme de leite, acerte os temperos, e deixe tomar gosto por uns 2 minutos. Reserve.
Espero que gostem... muito obrigada a todas!!!

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Sopa Creme de Abóbora com Carne Desfiada

sopa-creme-de-abóbora-com-carne-desfiada
Ingredientes:
- 1kg de abóbora paulista corta em cubos grandes
- 2 tomates cortados grandes
- 1 cebola cortada grande
- 3 dentes de alho esmagados
- 1 maço pequeno de salsinha
- 2 caldos de carne
- 1 sazon do nordeste
- 1 litro de água fervendo
- sal e pimenta-do-reino
- 4 pedaços de carne temperados, cozidos e desfiados (200gr de musculo - usei uns pedaços que sobrou de uma carne de panela)
- 3 colheres (sopa) de requeijão cremoso
Modo de Preparo:     Coloque todos os ingredientes na panela de pressão, menos a carne, o requeijão, o sal e a pimenta. Tampe e deixe por 20 minutos após pegar pressão. Desligue o fogo, abra a panela e deixe amornar, junte o requeijão, bata tudo no liquidificador. Volte a panela com os pedaços de carne desfiada e deixe apurar o sabor, corrija o sal e a pimenta e deixe até ficar cremosa.
    Sirva com queijo picado, crutons, azeite.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Sopa de Lentilha

sopa-de-lentilha
Ingredientes: - 250gr de lentilha
- 1 colher (sopa) de óleo de canola
- 1/2 cebola picadinha
- 3 dentes de alho picadinhos
- 1 linguiça calabresa cortada em tirinhas
- 2 tomates picados em cubinhos
- 1 cenoura picada em cubinhos
- salsinha a gosto
- 1 colher de tempero pronto arisco com ervas
- 1 sachê de sazon do nordeste
- 1 e 1/2 litro de água fervente
Modo de Preparo:
    Numa panela de pressão, aqueça o óleo e frite a linguiça calabresa. Quando estiver bem fritinha, junte a cebola e o alho e doure bem. Junte os tomates, o tempero pronto, o sazon, a salsinha e refogue bem. Até que o tomate forme um molho grosso. Junte a cenoura picada, a lentilha a água fervente, mexa bem e tampe a panela de pressão. Deixe cozinhar por uns 25 minutos após pegar pressão. Desligue o fogo, deixe sair a pressão, abra a panela mexa bem e coloque numa sopeira. Sirva somete a sopa, ou pode acompanhar com azeite, torradas e queijo.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Arroz Integral - benefícios e curiosidades

Arroz Integral
O arroz integral é rico em fibras, proteínas, minerais e vitaminas do complexo B e, como dele só é retirada a casca, os nutrientes concentrados na sua película e gérmen conferem mais vantagens à saúde do que o arroz processado, que mantém apenas o endosperma do grão, rico em amido. O arroz é processado nos moinhos, até que fique completamente branco, perdendo com isto muito mais da metade de seu valor nutritivo (pode chegar a 75% de perdas), que está justamente na película escura que faz o revestimento do grão. Isto depois é dado aos porcos no farelo e este animal cresce forte e sadio, enquanto o homem come o alimento empobrecido, o resto, a sobra do arroz. E é justamente o farelo, esta casquinha grudada no grão do arroz, que ajuda a combater a prisão-de-ventre tão comum e prejudicial à maioria das pessoas. Nosso intestino precisa de alimento fibroso, celulose, farelo, para funcionar bem. Já o arroz branco prende o intestino pois é rico em goma, cola e gruda nas vilosidades.
    A película, que reveste os grãos do arroz integral, é rica em hidratos de carbono, óleos, proteínas, vitaminas: A, B1, B2, B6, B12, niacina, ácido nicótico, ácido pantotênico, provitaminas C, E, e minerais em grande quantidade. Quando é retirada a película, a grande maioria destes componentes/nutrientes se perdem.
    Quando se refina o arroz até deixá-lo branco completamente, destrói-se-lhe também o gérmen e ele não tem mais vida; é, portanto um alimento morto. Mas um grão de arroz integral continua tendo vida e, se for enterrado, germina.
    Além disso, o farelo de arroz que se dá aos animais é, justamente, um bom produto que combate, inclusive, o excesso de colesterol e é excelente eliminador de toxinas em geral.
    Sabemos, também, que muitas vezes o arroz branco é tratado artificialmente com glicose e até com parafina, para ficar brilhante e, com talco neutro, para ficar soltinho.
    Isento de glúten e de fácil digestão, o arroz integral mantém a saciedade do indivíduo por mais tempo e auxilia no bom funcionamento intestinal, podendo ser preparado de diversas formas, tal como o arroz processado.
    Suas principais vantagens incluem: redução do risco de disfunções intestinais, auxílio no metabolismo de glicose nos diabéticos, proteção do sistema nervoso, auxílio nas contrações musculares, dentre outros benefícios.
    Há três tipos de arroz integral: o cateto, o agulha e o vermelho, que se diferem principalmente quanto à cor e forma, já que as propriedades nutricionais são bem semelhantes. 
    Existem muitas pessoas que dizem não conseguir comer o arroz integral, tem aquela que não gostam porque ele é mais escuro, mais feio; o arroz integral quando bem feitinho é muito saboroso e fica sempre bem soltinho. Precisa-se experimentar e insistir, que com o tempo o arroz integral se torna um prazer. Não só pelo sabor, mas também pela sensação de leveza que dá ao organismo.
    O alimento deve nutrir e nos fazer pessoas saudáveis. Desse modo, devemos comer para viver e não viver para comer!!! O arroz integral é uma ótima opção para iniciar uma alimentação saudável!
Curiosidade Nutricional: arrozIntegral
  • O arroz é um alimento essencialmente energético, mas pobre em substâncias nutritivas, pois perde maior parte delas ao ser polido. Já o arroz integral, que conserva o germe e a parte externa do grão, é muito rico em fibras, nutrientes contendo proteínas e sais minerais (fósforo, ferro e cálcio) e vitaminas do complexo B.
  • O arroz integral é mais saboroso e que a fibra protetora do grão (parte mais importante do produto), possui a cadeia mais completa dos 12 aminoácidos indispensáveis para formação de novas células.
  • O arroz também tem as vitaminas E, B, B6 e A.
  • Sintomas Carenciais da Vitamina A: transtornos da visão, pele seca, alterações no desenvolvimento fetal.
  • Sintomas Carenciais da Vitamina B6: fadiga, nervosismo, anemia, alterações da pele.
Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/saude-bem-estar/arroz-integral.htm
http://www.celeiroalimentos.com.br/artigos.php?id=41

domingo, 19 de julho de 2009

Primeiro Aniversário com Bolo de Chocolate Recheado Diet

dia 17 de julho fez um ano que o blog “Na Cozinha da Carina” está no ar! Neste tempo, fiz muitas amizades “virtuais” que eu gosto bastante! Fico muito feliz com cada comentário deixado aqui, e sempre que aparece uma dúvida, tento responder o mais rápido possível. Vocês que fazem o sucesso deste blog, e eu agradeço muito!
feliz aniversario Então, para comemorar, pensei: “vou fazer um bolo”… Mas, como o “namorido” é diabético, resolvi fazer alguma coisa diet, pois ele é meu “Personal Cobaia Experimentator”, rs. Daí, vasculhando o mundo encantado da internet, achei várias receitas de doces diet e acabei juntando algumas para fazer este bolo:
bolo-de-chocolate-recheado-diet-01
bolo-de-chocolate-recheado-diet-02
Ele fica muito fofinho, e saboroso, nem dá para perceber que é diet. Até as crianças provam, aprovam e devoram!
Segue a receitinha para vocês:
bolo-de-chocolate-recheado-diet-03
Bolo de Chocolate Recheado Diet
Bolo: • 1 colher (café) de essência de baunilha
• 1 colher (sopa) de fermento em pó
• 2 colheres (sopa) de cacau em pó
• 2 colheres (sopa) de adoçante em pó próprio para ir ao fogo
• 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
• 4 gemas
• 6 claras em neve
Recheio: - 2 vidros de doce de leite com ameixa diet (400gr)
Cobertura: - 1 receita de leite condensado diet
- 3 colheres de achocolatado em pó diet
- 1 colher de margarina light
Leite Condensado Diet:
- 1 copo (200 ml) de leite em pó, desnatado
- 150 ml (3/4 copo de 200 ml) de água fervente
- 1 colher (sopa) rasa de adoçante, tipo granular
- 1 colher (chá) de margarina light
- morangos para enfeitar
Modo de Preparo:
    Bolo: Bata as claras até o ponto de neve. Acrescente as gemas e bata por mais 5 minutos. Adicione a farinha, o adoçante, o cacau em pó e a baunilha. Coloque a massa em uma forma untada e enfarinhada. De preferência com aro removível. Leve ao forno pré-aquecido e asse por cerca de 20 minutos.
    Leite condensado: Ferva a água. Acrescente todos os ingredientes no liqüidificador e bata aproximadamente 5 minutos. Retire o creme do liqüidificador e coloque num recipiente com tampa. Coloque o recipiente na geladeira e deixe por no mínimo 12 horas.
    Cobertura: Numa panela, leve todos os ingredientes da cobertura e mexa bem até dissolver. Leve ao fogo para engrossar e formar um brigadeiro mole.
    Montagem: Com o bolo ainda quente, corte ao meio para rechear. Numa Parte, espalhe o doce de leite com ameixa e tampe com a outra parte. Espalhe a cobertura por cima. Enfeite com morangos, e leve a geladeira por 2 horas antes de servir.
bolo-de-chocolate-recheado-diet-04   
PARABÉNS PRA VOCÊ, NESTA DATA QUERIDA! E MUITOOOOOOOOOS E MUITOOOOOOOOOOS ANOS DE VIDA!

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Fritada de Carne Moída e Queijo

Bom, como eu disse… ai está a fritada que fiz com a sobra da Carne Moída da Dona Rute … a idéia foi boa, ficou muito gostoso e rendeu bastante! com um pouco mais de 1 xícara de carne, fiz dois grandes omeletes!
Uma ótima saída para aproveitar restinhos de carne moída refogada!
fritada-de-carne-moída-com-queijo 
Ingredientes:
- 6 ovos batidos
- sal / pimenta-do-reino / orégano
- fatias de queijo meia cura
- sobras de carne moída refogada (1 xícara e meia)
- óleo de canola
- 1 colher (sopa) de fermento
Modo de Preparo:     Numa tigela, bata bem os ovos com o sal, pimenta-do-reino, orégano e o fermento. Numa frigideira ante-aderente, aqueça duas colheres de óleo, coloque metade da carne moída refogada, espalhe bem na frigideira, coloque metade dos ovos batidos por cima, frite bem e vire (normalmente), coloque três fatias de queijo sobre uma metade da fritada, tampe para que ele derreta. Dobre ao meio formando uma meia lua. Faça a mesma coisa com o restante dos ingredientes (rende dois omeletes). Deixe sempre em fogo baixo, para que o ovo cozinhe bem, mas não queime.

Lagarto com batatas

     Esse lagarto com batatas é minha carne de panela preferida! Quem sempre fazia para mim, era meu "vô lindão", que acertava sempre, e que ninguém faz igual a dele!
     Mesmo assim, mesmo não sendo igual, ela fica ótima! E é fácil de fazer, não tem erro.
     Segue a receita:
lagarto-recheado-na-panela
Ingredientes:
- 1 peça de lagarto (+ou- 2 Kg)
- 1 linguiça calabresa (ou mais, caso uma não dê o comprimento da carne)
- 100gr de azeitonas verdes sem caroço
- 1 colher (sopa) de tempero pronto arisco
- 1 colher (sopa) de amaciante para carnes
- 6 dentes de alho amassados
- manjericão picadinho
- 50ml de shoyo
- 50ml de vinagre de maçã
- pimenta-do-reino a gosto
- 8 batatas médias cortadas em 4
- 1 caldo de carne
- água
Modo de Preparo:
    Limpe o lagarto, deixando apensa a capa de gordura para que a carne fique macia, faça um furo com uma faca grande de uma ponto a outra da carne, rasgue bem, e coloque a linguiça calabresa no buraco que formou. Faça pequenos furos na superfície e vá colocando as azeitonas. Quando estiver recheado, coloque dentro de um saco plástico grande, e junte todos os ingredientes do tempero, deixe marinar de um dia para outro, virando de vez em quando.
    Numa panela de pressão grande, aqueça umas tres colheres de óleo vegetal e coloque a carne, doure de todos os lados. Deixe que ela frite a ponto de formar uma boa crosta de tempero na panela, sempre juntando o molho da marinada. Quando estiver bem escura, coloque dois copos de água, o caldo de carne e feche a panela de pressão. Deixe cozinhar por uns 40 minutos após pegar pressão. Depois, abra junte as batatas, acerte o sal se for preciso e feche a pressão novamente, deixe por mais uns 10 minutos. Abra, coloque a carne num refratário e fatie, coloque as batatas do lado e sirva, com arroz, feijão... ou com o que achar melhor!

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Carne Moída da Dona Rute

carne-moída-da-dona-rute

Essa é uma idéia, para inovar aquela carne moída refogada que todo mundo faz e gosta, e é um bom quebra-galho também. Essa receitinha é da Dona Rute, e ela compartilhou aqui e eu compartilho com vocês.

Não tem nenhum segredo, nem é uma receita propriamente dita, mas segue o modo de preparo:

Numa panela, aqueça o óleo vegetal e coloque a carne moída (aproximadamente um quilo) para fritar, quando estiver com água junte um caldo de carne e mexa bem. Deixe fritar bem. Junte uma cebola picadinha, quatro dentes de alho amassados e deixe fritar novamente. Acrescente dois tomates picados, pimenta-do-reino, orégano, sal, tudo a gosto, misture bem. Junte uma lata de milho verde, mexa bem, deixe que fique sequinho. Desligue o fogo, junte 3 ovos cozidos picados e bastante salsinha picadinha, sirva com arroz, feijão… ou mesmo como recheio para pastel, torta…

PS: sobrou um pouquinho, e amanhã vou fazer uma fritada com a sobrinha… se ficar bom coloco aqui também!

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Cookies Diet de Aveia e Chocolate

Para meu “namorido”, esses Cookies:
cookies-diet-de-aveia-e-chocolate
Ingredientes:
•    1 ovo
•    1/2 xícara chá de margarina light
•    1/2 xícara chá de adoçante para forno e fogão
•    1/2 xícara chá de achocolatado diet
•    1 colher e 1/2 chá de essência de baunilha
•    3/4 de xícara chá de farinha de trigo
•    1 colher chá rasa de fermento em pó
•    1 xícara chá de aveia em flocos
Modo de Preparo:
Misture a margarina com o adoçante e o ovo. Junte o achocolatado e a baunilha. Adicione os outros ingredientes e misture. Coloque pequenas porções num tabuleiro untado e asse em forno pré-aquecido por aproximadamente 20 minutos.
Rendimento: 35porções
26 calorias por porção
Carboidratos: 4g
Proteínas: 0,8g
Gordura: 0,8g
Essa receita peguei no site “Bem Feitinho”, mas alterarei algumas coisas quando fizer novamente: colocar uma colher a mais de aveia, uma colher a mais de adoçante e assar em fogo baixo para não tostar embaixo.

Saladinha de Legumes

Com os legumes picados que sobraram do frango, fiz essa saladinha:
saladinha-de-legumes
Ingredientes: - 1 xícara (chá) de pimentão vermelho picadinho
- 1 xícara (chá) de abobrinha em cubos
- 1 xícara (chá) de cenouras em cubos
- 1 caldo de legumes
- 1 tomate picadinho
- suco de um limão
- sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) de mostarda
Modo de Preparo:
    Cozinhe a cenoura e a abobrinha em água e caldo de legumes até que fique macio mas al dente. Escorra e deixe esfriar. Coloque numa vasilha e adicione todos os outros ingredientes. Misture bem e sirva.

Frango Enroladinho no Forno

Minha cria para o almoço de hoje:
frango-enroladinho-no-forno
Ingredientes: - 8 filés de frango
- 1 pacote de sopa de cebola
- 5 colheres de maionese light
- 8 palitos de cenoura
- 8 palitos de abobrinha
- 8 palitos de pimentão vermelho
- margarina para untar
- palitos e papel alumínio
Modo de Preparo:     Numa vasilha, misture  a sopa de cebola e a maionese, reserve. Numa superfície, abra os filés de frango como rolo de macarrão ou com o batedor de carne, para afinar um pouco. Besunte o filé com uma colher da mistura de maionese e sopa de cebola, coloque um palito de pimentão, um de cenoura e um de abobrinha, enrole bem firme e prenda com palitos, faça isso com todos os filés e reserve.
    Pré-aqueça o forno enquanto estive fazendo os rolinhos. Besunte os rolinhos com a mistura que sobrou e vá colocando num refratário untado com margarina. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 20 minutos. Retire o papel alumínio e deixe por mais 15 minutos ou até ficar douradinho.

Rocambole Saboroso

rocambole-saboroso
Ingredientes:
- 1,2Kg de carne moída
- 1 ovo
- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 cenoura ralada
- 1/2 cebola picada
- sal
- pimenta-do-reino
- 3 colheres (sopa) de queijo parmesão light
- 200gr de mussarela light
- 1 xícara (chá) de buquês de brócolis já cozidos (al dente)
Modo de Preparo:     Pré-aqueça o forno. em uma tigela, misture bem a carne com o ovo, a farinha, a cenoura e a cebola, temperando com sal e pimenta-do-reino. Transfira para uma assadeira untada com óleo e abra a massa, deixando-a numa espessura uniforme. Polvilhe com o queijo ralado e distribua a mussarela e o brócolis. por cima. Enrole, ajeitando a massa para envolver o recheio. Leve ao forno para assar por cerca de 40 a 50 minutos.
* minha mãe engordou meu rocambole com umas tiras de bacon… rs
PS: da próxima vez, vou embrulhar naqueles celofanes para forno, para que o rocambole não desmanche na hora de fatiar… Desculpem o “desmoronamento”, mas estava uma delícia…

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Berinjela empanada Light

berinjela-empanada-light
Ingredientes: - 1 berinjela descascada
- Sal a gosto
- 3 a 4 colheres (sopa) de maionese light
- 1 colher (sopa) de cebola picada
- 3 a 4 colheres (sopa) de farinha de mandioca torrada e temperada com orégano
- 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
Modo de Preparo: Corte a berinjela em quatro fatias no sentido do comprimento. Salpique com o sal dos dois lados e deixe descansar por 30 minutos. A berinjela vai sorar e sair um pouco do amargor. Seque as fatias com papel toalha. Misture a maionese com a cebola e passe a berinjela nessa mistura. Misture o queijo e a farinha. Empane as berinjelas nessa mistura. Arrume em uma assadeira sem untar e leve ao forno moderado preaquecido  (180º) por uns 20 minutos.

domingo, 5 de julho de 2009

Penne com Brócolis e Bacon

penne-com-brócolis-e-bacon

Ingredientes:
- 500gr de macarrão tipo penne pré cozido
- 200gr de bacon picado em cubos
- 300gr de brócolis congelado (escaldado com água e sal)
- 1 cebola picadinha
- 1 colher (sopa) de alho amassado
- 1 tomate picadinhos
- salsinha picadinha
- 1 caldo de carne
- pimenta-do-reino a gosto
- 1 copo de requeijão
- 1 copo de leite
- 1 caixinha de creme de leite

Modo de Preparo:
    Numa panela antiaderente, frite bem o bacon, retire o excesso de gordura. Junte o alho e a cebola e frite bem. Junte o tomate,o brócolis e a salsinha. Refogue, junte a pimenta e o caldo de carne, misture bem. Junte o requeijão, misture. Coloque o leite, deixe apurar por uns 3 minutos. Junte o creme de leite, misture bem e deixe mais uns 2 minutos. Retire do fogo, junte sobre a massa já cozida e sirva polvilhado com queijo parmesão ralado.

sábado, 4 de julho de 2009

Pizza de Liquidificador

Oi! vi essa receita num blog esta semana, mas não lembro qual foi… aaaaaaaaahhhhh! Querida amiga “cozinheira-blogueira” se apresente para eu colocar os créditos.
Bom, só para deixar claro: a receita é OTIMA! É a pizza mais fácil de fazer e fica boa! Ai vai a receita, fiz algumas mudancinhas no recheio, como que eu tinha em casa:
Pizza-de-liquidificador Ingredientes:
Massa: - 3 colheres (sopa) de requeijão cremoso
- Sal
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de leite
- ½ xícara (chá) de óleo
- 3 ovos
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- Azeite
Recheio:
- 200 g de calabresa fatiada
- 2 xícaras (chá) de queijo mussarela ralado
- 1 cebola roxa cortada em rodelas finas
- 2 dentes de alho picadinhos
- 8 tomatinhos cereja cortados ao meio
- Sal
- Pimenta-do-reino
- Orégano e Manjericão
Modo de preparo:     No liquidificador, bata todos os ingredientes da massa até ficar homogêneo. Despeje em uma forma de 35X25 cm untada e enfarinhada e coloque a calabresa, mussarela, a cebola, o alho por cima. Polvilhe com sal, pimenta, orégano, manjericão e regue com azeite. Leve ao forno para assar por 25 minutos aproximadamente. Leve ao forno médio, pré-aquecido, por 30 minutos ou até assar. Sirva em seguida.
PS: usei 1/2 xícara de farinha de trigo integral para compor a xícara de farinha de trigo (ficou meio a meio). Usei cebola branca mesmo e tomate normal. Também coloquei queijo provolone  e parmesão que eu tinha na geladeira. E usei alho frito, no lugar do alho cru picado.
Achei a dona da receita!!!! Quer dizer ela me achou, rs… é a Daniella Cravo & Canela… entrem no blog dele que é muito gostoso!

Macarrão de Sábado

macarrão-de-sábado 

Ingredientes:
- 250gr de macarrão de sua preferência pré-cozido (eu usei farfalle integral)
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1/2 cebola picadinha
- 2 dentes de alho amassados
- 1 colher (café) tempero arisco com ervas
- 1 envelope sazon do nordeste
- 2 tomates picadinhos
- 3 cenouras pequenas ou 1 grande ralada no ralo grosso
- 150gr de presunto em tirinhas
- 3 fatias grossas de queijo meia cura em cubinhos
- bastante salsinha e manjericão.

Modo de Preparo:
    Numa panela, aqueça o azeite e refogue os temperos (cebola, alho tempero arisco); junte o tomate, a salsinha e o manjericão refogue bem. Junte a cenoura e deixe refogando uns 3 minutos. Junte o presunto, misture bem, coloque o sazon e refogue por uns 5 minutos. Desligue o fogo, junte o queijo picado misture grosseiramente. Junte a massa pré-cozida e misture. sirva a seguir.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Legumes Gratinados ao Molho de Tomate

Passeando pelos meus queridos blogs culinários, me apaixonei por essa receita no blog da Rose (http://cozinhaecia-diariodeumaaprendiz.blogspot.com/) podem visitar o blog dele que é uma delícia, rs!
Já fiz, aprovei… e farei de novo, é tão fácil e gostosa… Segue a receita:
legumes-gratinados-ao-molho-de-tomate
Ingredientes:
- Legumes variados ao seu gosto picados em palitos e cozidos (eu usei: cenoura. vagem, chuchu, brócolis e couve-flor
- Queijo mussarela em fatias quanto baste
- Salsinha picada ou coentro
- sal a gosto para cozinhar os legumes (usei 1 caldo de legumes)
- Molho de tomate pronto ou caseiro
- orégano para polvilhar
Modo de Preparo:
    Coloque os legumes na forma untada com margarina, cubra com o molho de tomates, a mussarela, polvilhe o orégano e leve ao forno quente até derreter o queijo. Sirva a seguir.
PS: eu coloquei um envelope de sazona do nordeste e uma colher (sopa) de alho frito por cima dos legumes antes de colocar o molho.

Geléia de Morango Diet

Então… meu “namorido” descobriu que tem diabetes, isso fez com que eu fosse vasculhar o mundo da culinária atrás de receitas diet, porque ele ama doces! Então, depois de ter feito o Bolo de Laranja Diet e o Bolo Cremoso de Fubá , fiz essa Geléia de Morango.
A receita é meio minha, porque li várias na internet, fui vendo o que havia de comum entre elas, e o que eu tinha no armário rs, daí surgiu essa receitinha prática e fácil:
geléia-de-morango-diet-I Ingredientes:
- 2 caixinhas de morangos
- 1 pacotinho de gelatina sem sabor vermelha
- 30 gotas de adoçante
- 1 copo de requeijão de água
Modo de Preparo:
    Lave muito bem os morangos, retire as folhas. Coloque os morangos picados numa panela com 1/2 copo de água. Deixe cozinhar por uns 10-15 minutos, com a panela tampada em fogo baixo, vá mexendo de vez em quando e amassando os morangos. Quando estiver "cremoso", hidrate a gelatina em 1/2 copo de água e junte no morango cozido, mexa bem para que dissolva, mexa por uns 3 minutos. Desligue o fogo e coloque as 30 gotas de adoçante (você pode colocar mais se quiser mais doce). Coloque num pote de vidro e deixe esfriar. Leve a geladeira e sirva com torradas integrais!

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Arroz Doce da Márcia

Hoje minha amiga Márcia (amiga de Ponto Cruz), me perguntou uma receita de arroz doce, passei a receitinha básica que minha vó fazia, minha mãe faz e eu aprendi! Fica muito gostoso e o dela não deixou por menos…
arroz-doce-01 Arroz Doce
Ingredientes: - 2 copos de requeijão de arroz lavado
- 3 copos de água
- 1 litro de leite
- 4 paus de canela
- açúcar a gosto (umas 4 colheres)
- 1 lata de leite condensado
- 1 gema
- canela em pó
Modo de Preparo:
    Numa panela grande junte o arroz, 2 copos de leite, 3 copos de água, 4 paus de canela, e o açúcar; misture bem e deixe cozinhar até que fique bem molinho. Junte o restante do leite e o leite condensado, deixe cozinhar mais uns 10 minutos (pode colocar mais ou menos leite dependendo do gosto). quando estive no ponto, junte a gema e mexa rápido e muito bem para que fique amarelinho. coloque numa travessa e polvilhe canela em pó por cima.
Olha a carinha das crianças:
Esse é o Pedro Henrique:arroz-doce-03 
arroz-doce-02E essa é a Marcela
Parece que eles aprovaram o arroz doce da mamãe! heheheh
Para quem quiser conhecer o trabalho da Márcia, esse é o blog dela: http://meucantinhoeminhascoisinhas.blogspot.com/ ,  tem coisas lindas por lah!
Abraços Márcia, e parabéns!

Costelinha de Porco com Polenta

costelinha-de-porco-com-polenta
Ingredientes: - queijo meia cura
Costelinha:
- 2kg de costelinha de porco cortada as tiras (no sentido do osso)
- 1 cabeça de alho amassado
- sal
- pimenta-do-reino
- suco de 2 limões
- manjericão a gosto
- 3 colheres (sopa) de óleo (soja, canola, milho)
- 3 cebolas cortadas em pétalas
Polenta: - 2 xícaras (chá) de fubá
- 9 xícaras (chá) de água
- 2 caldos de carne
- 2 dentes de alho amassados
- 1 colher (sopa) de azeite
Modo de Preparo:     No dia anterior tempere a costelinha com o suco de limão, o alho, o sal, a pimenta e o manjericão. espalhe bem e deixe de um dia para outro para tomar gosto.
    Numa panela grande, aqueça o óleo e doure as costelinhas. quando estiverem bem douradas vá regando aos poucos o tempero que ficou até usar tudo. Conforme for secando vá pingando água para que a carne cozinhe bem, sem deixar muito caldo. Quando estiver bem dourada e cozida, junte a cebola em pétalas e refogue bem para que as cebolas junto da água forme um molho. Reserve.
    Numa panela grande, aqueça o azeite e doure o alho, junte a água em fogo médio. Quando ferver, acrescente o caldo de carne, o sal e abaixe o fogo. Com a colher de pau em uma mão, vá mexendo a água, e com a outra mão, pegue um punhado de fubá e vá soltando aos poucos, num fio constante. Acrescente todo o fubá dessa maneira e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, mexendo sempre com a colher. A polenta estará pronta quando se desprender das paredes e do fundo da panela.
    Arrume o prato com queijo meia cura picado no fundo, despeje a polenta por cima e por cima a costelinha com as cebola. Sirva quentinho!