segunda-feira, 20 de julho de 2009

Arroz Integral - benefícios e curiosidades

Arroz Integral
O arroz integral é rico em fibras, proteínas, minerais e vitaminas do complexo B e, como dele só é retirada a casca, os nutrientes concentrados na sua película e gérmen conferem mais vantagens à saúde do que o arroz processado, que mantém apenas o endosperma do grão, rico em amido. O arroz é processado nos moinhos, até que fique completamente branco, perdendo com isto muito mais da metade de seu valor nutritivo (pode chegar a 75% de perdas), que está justamente na película escura que faz o revestimento do grão. Isto depois é dado aos porcos no farelo e este animal cresce forte e sadio, enquanto o homem come o alimento empobrecido, o resto, a sobra do arroz. E é justamente o farelo, esta casquinha grudada no grão do arroz, que ajuda a combater a prisão-de-ventre tão comum e prejudicial à maioria das pessoas. Nosso intestino precisa de alimento fibroso, celulose, farelo, para funcionar bem. Já o arroz branco prende o intestino pois é rico em goma, cola e gruda nas vilosidades.
    A película, que reveste os grãos do arroz integral, é rica em hidratos de carbono, óleos, proteínas, vitaminas: A, B1, B2, B6, B12, niacina, ácido nicótico, ácido pantotênico, provitaminas C, E, e minerais em grande quantidade. Quando é retirada a película, a grande maioria destes componentes/nutrientes se perdem.
    Quando se refina o arroz até deixá-lo branco completamente, destrói-se-lhe também o gérmen e ele não tem mais vida; é, portanto um alimento morto. Mas um grão de arroz integral continua tendo vida e, se for enterrado, germina.
    Além disso, o farelo de arroz que se dá aos animais é, justamente, um bom produto que combate, inclusive, o excesso de colesterol e é excelente eliminador de toxinas em geral.
    Sabemos, também, que muitas vezes o arroz branco é tratado artificialmente com glicose e até com parafina, para ficar brilhante e, com talco neutro, para ficar soltinho.
    Isento de glúten e de fácil digestão, o arroz integral mantém a saciedade do indivíduo por mais tempo e auxilia no bom funcionamento intestinal, podendo ser preparado de diversas formas, tal como o arroz processado.
    Suas principais vantagens incluem: redução do risco de disfunções intestinais, auxílio no metabolismo de glicose nos diabéticos, proteção do sistema nervoso, auxílio nas contrações musculares, dentre outros benefícios.
    Há três tipos de arroz integral: o cateto, o agulha e o vermelho, que se diferem principalmente quanto à cor e forma, já que as propriedades nutricionais são bem semelhantes. 
    Existem muitas pessoas que dizem não conseguir comer o arroz integral, tem aquela que não gostam porque ele é mais escuro, mais feio; o arroz integral quando bem feitinho é muito saboroso e fica sempre bem soltinho. Precisa-se experimentar e insistir, que com o tempo o arroz integral se torna um prazer. Não só pelo sabor, mas também pela sensação de leveza que dá ao organismo.
    O alimento deve nutrir e nos fazer pessoas saudáveis. Desse modo, devemos comer para viver e não viver para comer!!! O arroz integral é uma ótima opção para iniciar uma alimentação saudável!
Curiosidade Nutricional: arrozIntegral
  • O arroz é um alimento essencialmente energético, mas pobre em substâncias nutritivas, pois perde maior parte delas ao ser polido. Já o arroz integral, que conserva o germe e a parte externa do grão, é muito rico em fibras, nutrientes contendo proteínas e sais minerais (fósforo, ferro e cálcio) e vitaminas do complexo B.
  • O arroz integral é mais saboroso e que a fibra protetora do grão (parte mais importante do produto), possui a cadeia mais completa dos 12 aminoácidos indispensáveis para formação de novas células.
  • O arroz também tem as vitaminas E, B, B6 e A.
  • Sintomas Carenciais da Vitamina A: transtornos da visão, pele seca, alterações no desenvolvimento fetal.
  • Sintomas Carenciais da Vitamina B6: fadiga, nervosismo, anemia, alterações da pele.
Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/saude-bem-estar/arroz-integral.htm
http://www.celeiroalimentos.com.br/artigos.php?id=41

11 comentários:

Fla disse...

Ainda hei de conseguir comer o arroz integral, por enquanto não me vai ainda...
=(
Bjs
Fla

Minha vida, minha cozinha. disse...

Ca, tem um selinho pra vc lá no meu blog venha participar desse desafio.
Bjus...

Minha vida, minha cozinha. disse...

Ca eu acho que pode postar em seguida pois eu recebi o selinho da Vinni do blog Amehlia Digital e ela ainda não postou receita também não. Eu vou postar a minha amanhã, porque vou fazer a receita hoje.
Bjus.

angela disse...

é muito saudavel e eu gosto do sabor. bjs

Liu Lorentz disse...

Oi!!!! Amei a materia sobre arroz integral.Aqui em casa ja comemos essa maravilha que Deus tao bondosamente presenteou a humanidade.Pena que o ser humano so tende a empobrecer sua propria alimentacao e depois colher as duras consequencias que sao as enfermidades, mas um dia ele aprende...Aqui tambem comemos soja, linhaca,pao integral,leite de soja, carne se soja,....
Eu tambem amo cozinhar e artesanato e minha paixao. Agora to nos bordados. Um abraco!!!
Eliane Lorentz

clenize nahum disse...

adotei recentemente o arroz integral por moyivos de saúde e é uma delícia ao contrário do que imaginei, e com isso todos já aderiram a ele.

Carlos Adriano (Japa) disse...

Oi Carina. Eu adoro e faço arroz integral com frequencia.
Gostaria de saber porque ele é tão caro, ja que não é processado com o arroz comum. Parabéns pelo blog

Fernanda Correia disse...

Sempre comi arroz integral, gosto muito e sinto muita diferença quando como o arroz polido.

@jjchicoli disse...

bem que meu ortopedista passou arroz integral para ajudar a combater as dores no ombro.. mto sabia decisao!!

Kaline disse...

Arroz integral, tudo de bom!!!! Adoroooooo! Só não gosto da demora para cozinhar...

Denilson disse...

o arroz da blue ville é ótimo, vende no extra. Bem fácil de fazer e gostoso!